Depoimentos ⇒ Aprovação no ITA/IME
- LeoJaques Offline
- Agradeceu: 22 vezes
- Agradeceram: 101 vezes
Dez 2025
12
17:46
Aprovação no ITA/IME
Fala, pessoal.
Hoje recebi a tão sonhada aprovação do ITA e decidi deixar uma mensagem registrada por aqui como forma de agradecimento e, principalmente, para tentar motivar a galera que está nessa luta.
A verdade é que a aprovação sempre pareceu muito distante da realidade e, após tantas reprovações, o fator desanimador aumentava cada vez mais e a vontade de desistir era difícil de evitar, foram nesses momentos que gostava de ler os depoimentos que existem por aqui. Sei que muitos passam por isso: não desistam! se é o teu sonho, persista. Já tomei muita bomba em simulados/provas, o segredo é SEMPRE aprender com com as falhas!
Aprendi muito com o fórum, e sou muito grato pelas soluções disponibilizadas na plataforma, foram cruciais para mim!
Não existe IA que substitua isso que aqui existe.
Hoje recebi a tão sonhada aprovação do ITA e decidi deixar uma mensagem registrada por aqui como forma de agradecimento e, principalmente, para tentar motivar a galera que está nessa luta.
A verdade é que a aprovação sempre pareceu muito distante da realidade e, após tantas reprovações, o fator desanimador aumentava cada vez mais e a vontade de desistir era difícil de evitar, foram nesses momentos que gostava de ler os depoimentos que existem por aqui. Sei que muitos passam por isso: não desistam! se é o teu sonho, persista. Já tomei muita bomba em simulados/provas, o segredo é SEMPRE aprender com com as falhas!
Aprendi muito com o fórum, e sou muito grato pelas soluções disponibilizadas na plataforma, foram cruciais para mim!
Não existe IA que substitua isso que aqui existe.
- Jigsaw Offline
- Agradeceu: 602 vezes
- Agradeceram: 635 vezes
Dez 2025
12
18:02
Re: Aprovação no ITA/IME
LeoJaques, PARABÉNS pela conquista!
E a propósito poderia expor um pouco mais de infomações pessoais tipo idade de aprovação, se voce estudou em escola pública ou privada, se precisou de cursinho, nesse caso quantos anos de preparação, quais as principais dificuldades encontradas, etc, apenas para que outros estudantes tenha uma ideia melhor do tamanho dos osbstaculos, muitos candidatos desanimam porque nao passam de primeira aos 17 anos, mas essa possibilidade está bem distante da imensa maioria, pelo menos essa é a minha percepção.
E a propósito poderia expor um pouco mais de infomações pessoais tipo idade de aprovação, se voce estudou em escola pública ou privada, se precisou de cursinho, nesse caso quantos anos de preparação, quais as principais dificuldades encontradas, etc, apenas para que outros estudantes tenha uma ideia melhor do tamanho dos osbstaculos, muitos candidatos desanimam porque nao passam de primeira aos 17 anos, mas essa possibilidade está bem distante da imensa maioria, pelo menos essa é a minha percepção.
- petras Offline
- Agradeceu: 1108 vezes
- Agradeceram: 2319 vezes
Dez 2025
12
18:10
LeoJaques,
QUe grande notícia,,Parabéns e que seja uma grande jornada...
QUe grande notícia,,Parabéns e que seja uma grande jornada...
- giovanagio Offline
- Nome completo: Giovana
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 1 vez
Dez 2025
12
18:31
parabénss!! aprendi muito contigo, tu me ajudou demais aqui no fórum, sempre com muita humildade e soluções muito bem feitas! muito merecida sua aprovação! te desejo muito sucesso e muitas conquistas nessa nova etapa! fico muito feliz por você!! 

(é a gibbs com outra conta)
(é a gibbs com outra conta)
- GiovanaMSP Offline
- Agradeceu: 81 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Dez 2025
12
19:52
Que top! Parabéns, @LeoJaques. Vira e mexe eu via as suas soluções aqui no fórum. Sempre com muita qualidade.
Desejo sucesso para ti!
Desejo sucesso para ti!
- LeoJaques Offline
- Agradeceu: 22 vezes
- Agradeceram: 101 vezes
Dez 2025
13
10:44
Estudei em escola pública durante toda minha formação. Sempre fui um aluno sem interesse nos estudos. A virada de chave foi conhecer e estudar para a OBMEP. Acabei tendo a oportunidade de entrar no Instituto Federal da minha cidade no Ensino Médio, e foi lá que comecei a ter interesse pelo vestibular.Jigsaw escreveu: 12 Dez 2025, 18:02 LeoJaques, PARABÉNS pela conquista!
Acabei fazendo a prova do ITA quatro vezes: uma como treineiro e as outras três valendo. Ou seja, foram cerca de quatro anos de preparação. Consegui ganhar uma bolsa para o Farias Brito online/remoto no final de 2023, e continuei fazendo o mesmo cursinho até a aprovação.
A minha maior dificuldade sempre foi administrar a quantidade imensa de conteúdo (apostilas, listas, simulados, aulas, livros, provas antigas), além de manter uma mínima condição emocional saudável durante o processo (o mais importante para não travar na hora da prova). A verdade é que é muito difícil fazer tudo com excelência em apenas um ou dois anos, e é por isso que é uma tremenda exceção ir bem com pouco tempo de preparação. É extremamente normal não passar nas primeiras tentativas. Portanto, sim, passar aos 17 anos é MUITO DISTANTE da maioria.
Outra coisa muito importante é fortalecer a base (conteúdos do FME/Feltre/Tópicos) e tentar não se desgastar com conteúdos desfocados, e saber quais são esses conteúdos também exige tempo. Em geral, cada pessoa vai ter uma trajetória de aprendizado diferente de acordo com sua realidade.
- caju Offline
- Agradeceu: 1172 vezes
- Agradeceram: 1709 vezes
- Contato:
Dez 2025
14
08:30
Grande @LeoJaques 
Fico muito feliz em saber desse seu mega sucesso!!! Parabéns pelo seu esforço e por essa vitória muito importante na sua trajetória! Com certeza você está entrando em uma instituição de muito valor e vai conseguir uma graduação bastante diferenciada.
Aproveite bastante. Construa laços! E, principalmente, continue com o esforço que você vem tendo. A vida valoriza muito o esforço
Grande abraço,
Prof. Caju
Fico muito feliz em saber desse seu mega sucesso!!! Parabéns pelo seu esforço e por essa vitória muito importante na sua trajetória! Com certeza você está entrando em uma instituição de muito valor e vai conseguir uma graduação bastante diferenciada.
Aproveite bastante. Construa laços! E, principalmente, continue com o esforço que você vem tendo. A vida valoriza muito o esforço
Grande abraço,
Prof. Caju
-