@
Argean
Desconfiou corretamente!!!!!!!!!
Ao adaptar a estequiometria da reação, existe grande probabilidade de intervir diretamente nas velocidades de reação direta e inversa de todo o processo, exceto por reações de ordem zero, que independem das quantidades e concentrações de reagentes para terem suas velocidades bem caracterizadas e definidas!!!!!!!!
Mas reações de ordem zero são a exceção, e não a regra!!!!!!!!!!
Quando se altera a estequiometria da reação, um número maior ou menor de colisões ocorrem entre moléculas de reagentes e/ou produtos. Em consequência, pela Teoria Cinética Química das Colisões, a velocidade do processo químico como um todo aumenta ou diminui, conforme a situação!!!!!!!!
Uma vez que existe uma correlação significativa entre Cinética das Reações Químicas e Equilíbrio Químico e suas Constantes de Proporcionalidade (K), não seria de se estranhar que uma alteração nas velocidades de reação química (provocado, por exemplo, por diferentes estequiometrias) resultasse também em diferentes valores para a Constante de Equilíbrio "K"!!!!!!!!!!
Inclusive, agradeço pela dúvida e pela oportunidade de abordar o tema, pois se trata de um tópico que procurarei abordar, de modo "equacional", em um livro que comecei a escrever sobre Demonstrações em áreas como Matemática, Raciocínio Lógico, Química, Física, Contabilidade (meu atual trabalho, no serviço público), Português, Tributos e Atuária!!!!!!!!!
Estou muito empolgado, pois sempre quis lecionar, mas somente em Fóruns como este encontramos pessoas que verdadeiramente querem aprender!!!!!!!!!!
Naturalmente, sei que tenho muito a aprender e sempre procuro fazê-lo, lendo livros técnicos diversos. Mas me sentiria muito mal mesmo se o pouco que sei, eu simplesmente "levasse para o túmulo". Então decidi escrever!!!!!!!!!
Qualquer coisa, sigo à disposição e bons estudos!!!!!!!!!!!