• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Ensino MédioSemelhança de Triângulo? Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
wpsilva33 Offline
Junior
Mai 2017 27 07:08

Semelhança de Triângulo?

Mensagem por wpsilva33 »

Seja duas circunferência λ1 e λ2 que possuam dois pontos em comuns A e B e duas retas t e l que partem dos pontos C ∈ λ1 e D ∈ λ2. Essas duas retas são tangentes a circunferência respectivamente e interceptam o ponto A (comum a duas circunferência). Assim, formando um triângulo ACD. Determine AB em função de a= BC e b=BD.

Resposta: AB= \ /ab.

obs: Não consegui coloca a figura aqui, por isso tentei descreve-lá.
petras Offline
7 - Einstein
Agradeceu: 1108 vezes
Agradeceram: 2318 vezes
Abr 2026 03 08:22

Re: Semelhança de Triângulo?

Mensagem por petras »

@wpsilva33,

Sejam duas circunferências [tex3]\lambda _1[/tex3] e [tex3]\lambda _2[/tex3] que se interceptam em A e B. Por A traçam-se as retas AC e AD tangentes a [tex3]\lambda _2[/tex3] e [tex3]\lambda _1[/tex3], respectivamente (C [tex3]\in \lambda _1[/tex3] e D [tex3]\in \lambda _2[/tex3]). Se BC = a e BD = b, determine AB.
image.png
image.png (10.75 KiB) Exibido 20 vezes
Resposta

AB = \sqrt AB
image.png
[tex3]\angle D = \frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ARC} -\overset{\LARGE{\frown}} {AQB}} {2}=\frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ARC}}{2}-\frac{\overset{\LARGE{\frown}} {AQB} }{2}= \frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ARC} }{2}-\angle C \implies \angle C + \angle D = \frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ARC}}{2}(I)\\

\\\angle C = \frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ASD} -\overset{\LARGE{\frown}} {APB}} {2}=\frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ASD}}{2}-\frac{\overset{\LARGE{\frown}} {APB} }{2} \implies \frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ASD} }{2}- \angle D \implies \angle C + \angle D = \frac{\overset{\LARGE{\frown}} {ASD}}{2}(II)\\

De(I)e(II): \overset{\LARGE{\frown}} {ARC} =\overset{\LARGE{\frown}} {ASD} \implies \overset{\LARGE{\frown}} {ABC}= \overset{\LARGE{\frown}} {ABD} = 90^o \\
\therefore \triangle ABC: \angle C + \angle D = 90^o \\
\triangle ABC: \angle BAC = D; \triangle ABD: \angle BAD = \angle C \implies \triangle ABC \sim \triangle DBA\\
\frac{AB}{DB}=\frac{BC}{BA} \implies \frac{x}{a} = \frac{b}{x} \implies x^2=ab \therefore \boxed{x = \sqrt {ab}}
[/tex3]

(Solução:FME)
Responder