Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
(Ita 2002) O triângulo ABC, inscrito numa circunferência, tem um lado medindo 20/Pi cm, cujo ângulo oposto é de 15°. O comprimento da circunferência, em cm, é
Por lei dos senos eu consigo chegar no gabarito oficial, mas quando uso lei dos cossenos empaco no resultado de cima (que deve ser a mesma coisa, mas não consigo racionalizar).
Editado pela última vez por poti em 06 Jun 2010, 11:42, em um total de 1 vez.
Nunca tinha ouvido falar de transformação de radical duplo. Vou dar uma estudada nisso, obrigado por esclarecer (e cai entre nós, ex. bem sacana, pois achei mais resultados ainda diferentes do oficial).
Eu não soube resolver e fui ver a resolução. Também não entendi a resolução, porque nela se considera um lado do triângulo como sendo o diâmetro, e se considera um de seus ângulos como sendo reto, como se o triângulo fosse inscrito a uma...
sen15º=[tex3]\frac{\sqrt{6}-\sqrt{2}}{4}[/tex3]
Agora a lei dos senos: o lado AB está para o sen 15º, na razão 2R: [tex3]\frac{\frac{20}{\pi}}{\frac{\sqrt6-\sqrt2}{4}}[/tex3]=2R =>
R=10.[tex3]\frac{{(\sqrt{6}+\sqrt2)}}{\pi}[/tex3]
E o comprimento da circunf. é 2 [tex3]\pi[/tex3] R
Considere o seguinte raciocínio de cunho cartesiano: "Se a circunferência de centro [tex3]C=(h,0)[/tex3] e raio [tex3]r[/tex3] intercepta a curva [tex3]y\,=\,+\sqrt{x},\,x\,>\,0,[/tex3] no ponto [tex3]A\,=\,(a,\,\sqrt{a})[/tex3] de forma que o se...
A região do plano cartesiano [tex3]xy[/tex3] definida pela desigualdade [tex3]x^2+y^2+4x-4y-8 \leq 0[/tex3] é um círculo de raio [tex3]R=4[/tex3], e cujo centro [tex3]C(-2;2)[/tex3] pertence à reta de equação...
Um homem, de [tex3]1,80\text{ m}[/tex3] de altura, sobe uma ladeira com inclinação de [tex3]30^{\circ},[/tex3] conforme mostra a figura. No ponto [tex3]A[/tex3] está um poste vertical de [tex3]5\text{ m}[/tex3] de altura, com uma lâmpada no ponto...
Levando em conta que o homem está sempre na posiçao vertical o triangulo azul e vermelho da minha figura são semelhantes [tex3]\frac{1,8}{x}=\frac{5}{4+x}[/tex3]
[tex3]ABCD[/tex3] é um quadrilátero convexo e inscritível e [tex3]M[/tex3] é um ponto sobre o lado [tex3]CD,[/tex3] tal que o triângulo [tex3]ADM[/tex3] e o quadrilátero [tex3]ABCM[/tex3] têm a mesma área e o mesmo perímetro. Prove que [tex3]ABCD[/tex3] tem dois lados de comprimentos iguais.
Hipótese:[tex3]ABCD[/tex3] é quadrilátero convexo e inscritível e [tex3]M[/tex3] é um ponto sobre o lado [tex3]CD[/tex3] tal que o quadrilátero [tex3]ABCM[/tex3] e o triângulo [tex3]ADM[/tex3] possuem mesma área e perímetro. Tese:...