Ensino Fundamental ⇒ Matemática com livros e sem professor será que é possível? Tópico resolvido
- vicentessa Offline
Ago 2010
04
15:42
Matemática com livros e sem professor será que é possível?
Caríssimos (as),
A muito venho numa peregrinação para encontrar um livro que me dê condições de aprender, relembrar, construir expressões e o que for possível em matemática.
Não encontrei nada do gênero!
Vejo por exemplo na área de informática “A Bíblia do Java”, “A Bíblia do Visual Basic”, etc. Lembro-me do maravilhoso livro de Clipper Summer 87 de Vidal que pra quem tinha o básico de programação conseguia aprender e avançar sem precisar de professor.
O que proponho não é acabar com a figura do professor, o que quero é um livro que me dê condições de estudar sozinho pelo simples fato de que já passei pela escola.
Hoje o que vejo nessa mercadologia de todo ano comprar uma nova edição quando os livros ainda estão novos, me deixa frustrado. E o pior, os livros de matemática há muitos anos não trazem o velho e bom passo a passo, aquela receita de bolo. Então, o livro fica amarrado a figura de um professor.
Fico pensando!
Se realmente acontecer uma catástrofe seja ela natural ou provocada pelo próprio homem, de que vai adiantar ter bibliotecas com livros que dependem de alguém para ser utilizados.
Como é possível saber ler e escrever, conhecer as operações básicas da matemática e não conseguir caminhar sozinho?
Que segredo é este?
Queria que os autores imitassem pelo menos as “Bíblias de informática...” para que se não agora, mas num futuro próximo possamos caminhar a partir de alguma coisa.
Se alguém conhecer um livro ou coleção como eu descrevi ou parecido ficarei muitíssimo agradecido.
A muito venho numa peregrinação para encontrar um livro que me dê condições de aprender, relembrar, construir expressões e o que for possível em matemática.
Não encontrei nada do gênero!
Vejo por exemplo na área de informática “A Bíblia do Java”, “A Bíblia do Visual Basic”, etc. Lembro-me do maravilhoso livro de Clipper Summer 87 de Vidal que pra quem tinha o básico de programação conseguia aprender e avançar sem precisar de professor.
O que proponho não é acabar com a figura do professor, o que quero é um livro que me dê condições de estudar sozinho pelo simples fato de que já passei pela escola.
Hoje o que vejo nessa mercadologia de todo ano comprar uma nova edição quando os livros ainda estão novos, me deixa frustrado. E o pior, os livros de matemática há muitos anos não trazem o velho e bom passo a passo, aquela receita de bolo. Então, o livro fica amarrado a figura de um professor.
Fico pensando!
Se realmente acontecer uma catástrofe seja ela natural ou provocada pelo próprio homem, de que vai adiantar ter bibliotecas com livros que dependem de alguém para ser utilizados.
Como é possível saber ler e escrever, conhecer as operações básicas da matemática e não conseguir caminhar sozinho?
Que segredo é este?
Queria que os autores imitassem pelo menos as “Bíblias de informática...” para que se não agora, mas num futuro próximo possamos caminhar a partir de alguma coisa.
Se alguém conhecer um livro ou coleção como eu descrevi ou parecido ficarei muitíssimo agradecido.
Editado pela última vez por vicentessa em 06 Ago 2010, 13:37, em um total de 1 vez.
- vicentessa Offline
Ago 2010
16
12:55
Re: Matemática com livros e sem professor será que é possíve
Caríssimos (as):
Pensei que minha busca pelo mundo virtual seria mais fácil!
Encontrei dois autores que, de fato, escriviam livros para alfabetizados aprenderem Matemática. Por enquanto são dois:
Ary Quintella (1906 - 1968)
Tenho uma edição em mãos do livro Matemática - primeira série ginasial de 1958 (emprestado). É um livro fantástico, do jeito que imaginei, pena que não estudei nesta época.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ary_Quintella
OLIVEIRA, ANTÔNIO MARMO DE; SILVA, AGOSTINHO
BIBLIOTECA DA MATEMÁTICA MODERNA - 5 VOLUMES - Edição 1969
Editora LISA
ISBN 33566
1º - Aritmética, teoria dos conjuntos e geometria plana
2º - Álgebra Elementar e Estruturas matemáticas
3º - Geometria das transformações e trigonometria
4º - Álgebra Linear e Análise Matemática
5º - Exercícios, testes e problemas
Como podem ver um é de 1958 e o outro de 1969.
É impressionante como o nível dos livros didáticos cairam!
hasta la vista!
Pensei que minha busca pelo mundo virtual seria mais fácil!
Encontrei dois autores que, de fato, escriviam livros para alfabetizados aprenderem Matemática. Por enquanto são dois:
Ary Quintella (1906 - 1968)
Tenho uma edição em mãos do livro Matemática - primeira série ginasial de 1958 (emprestado). É um livro fantástico, do jeito que imaginei, pena que não estudei nesta época.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ary_Quintella
OLIVEIRA, ANTÔNIO MARMO DE; SILVA, AGOSTINHO
BIBLIOTECA DA MATEMÁTICA MODERNA - 5 VOLUMES - Edição 1969
Editora LISA
ISBN 33566
1º - Aritmética, teoria dos conjuntos e geometria plana
2º - Álgebra Elementar e Estruturas matemáticas
3º - Geometria das transformações e trigonometria
4º - Álgebra Linear e Análise Matemática
5º - Exercícios, testes e problemas
Como podem ver um é de 1958 e o outro de 1969.
É impressionante como o nível dos livros didáticos cairam!
hasta la vista!
Editado pela última vez por vicentessa em 16 Ago 2010, 12:55, em um total de 1 vez.
- rean Offline
- Agradeceu: 18 vezes
- Contato:
Ago 2010
17
09:51
Olá caro amigo,
A Matemática é uma ciência, qual o ramo dessa ciência voce se refere em sua postagem.
A Matemática é uma ciência, qual o ramo dessa ciência voce se refere em sua postagem.
No mundo tudo está organizado segundo os números e as formas matemática
Rean
Rean
- andrecaldas Offline
- Agradeceram: 5 vezes
- Contato:
Ago 2010
19
10:50
Dê uma olhada nessa coleção: (ensino médio)
Fundamentos da Matemática Elementar, Gelson Iezzi.
1. Conjuntos, Funções
2. Logaritmos
3. Trigonometria
4. Seqüencias, Matrizes, Determinantes e Sistemas
5. Combinatória, Probabilidade
6. Complexos, Polinomios e Equações
7. Geometria Analítica
8. Limites, Derivadas, Noções de Integral
9. Geometria Plana
10. Geometria Espacial posição e métrica
1. Conjuntos, Funções
2. Logaritmos
3. Trigonometria
7. Geometria Analítica
9. Geometria Plana
- vicentessa Offline
Ago 2010
25
16:06
Esta coleção deve resolver meu problema!andrecaldas escreveu:Dê uma olhada nessa coleção: (ensino médio)
1. Conjuntos, Funções
2. Logaritmos
3. Trigonometria
7. Geometria Analítica
9. Geometria Plana
Achei também na minha peregrinação 2 volumes de uma coleção de 2008 da Editora Moderna que foi dedicado a família, para aqueles que já tinham esquecido a matemática e hoje tem que ajudar aos filhos.
Grato!
Editado pela última vez por vicentessa em 25 Ago 2010, 16:06, em um total de 1 vez.
-