Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Bom, sem fazer um desenho fica complicado de explicar mas tente imaginar ai:
Nesse plano inclinado você vai ter três forças: peso, força normal e a força de atrito.
Você tem que decompor a Força Normal em duas porque ela vai estar inclinada em relação ao bloco.
Decompondo a Força Normal (Fn), temos a Fy ( na direção do eixo y) e o Fx (na direção do eixo x).
Na mesma direção mas com sentido oposto ao Fy temos o peso, então o peso e a força y são anulados.
Agora sobra apenas a força de atrito e a Fx. Basta tirar a resultante das duas e você 'acha' a figura da resposta E.
Ahh, é verdade, eu não poderia ter considerado o peso. Huum, estranho... a resposta deveria ser D) então. A normal é perpendicular à força de atrito, então deveria ser algo parecido com a D).
Ok, agora entendi direito... já que o bloco está parado então a resultante tem que ter o mesmo módulo, direção e sentido oposto do peso. Logo, independe da inclinação do plano - oq estava me confundindo antes.
Boa questão.
Mas uma ajudinha...
Que formula eu devo usar para essa equação?
Duas forças agem sobre um mesmo ponto material, no mesmo plano em direção perpendiculares entre si. Uma das forças possui intensidade igual a 50N e a outra 120N. Qual deve ser o valor...
Uma estação espacial possui uma forma cilíndrica, de raio [tex3]750 m[/tex3]. A estação gira em torno do eixo central de simetria de modo a simular um ambiente de aceleração de valor igual ao da aceleração da gravidade,[tex3]g[/tex3], na vizinhança...
Uma barra delgada de massa M e comprimento
L está pivotada a uma distância L/3 de uma das
extremidades, conforme a figura. A barra é
abandonada do plano horizontal e gira em torno do
ponto de articulação. Quando passa pela parte mais
baixa, atingi...
Moysés 4ed Cap 4 ex 1
Ajuda no exercício 1 do livro moyses Cap 4
Segue o enunciado:
Uma particula esta em equilíbrio sob a ação de 3 forcas, F1, F2, F3. Mostre que
|F1|/sen(Θ23) = |F2|/sen(Θ31) = |F3|/sen(Θ12) onde Θij é o ângulo entre Fi e Fj.
Se...