• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Ensino MédioProblema de probabilidade com dados

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
fabios Offline
Junior
Nov 2011 20 13:05

Problema de probabilidade com dados

Mensagem por fabios »

Fiz dois exercícios , em um deles: Se lançar um dado 5 vezes qual é a probabilidade de sair 5 ou > em 4 delas.

O que ainda não está muito claro para mim é por que eu só considero os casos em que: (ocorre, ocorre, ocorre, ocorre, não ocorre) e faço tudo vezes uma permutação de 5 com repetição de 4; e em um exercício como:

Lançando -se um dado 3 vezes, qual é a probabilidade de sair o quatro pelo menos 2 vezes,

(ao meu ver é a mesma lógica),porém, eu tenho que considerar as vezes que: ocorre, ocorre, não ocorre e fazer tudo vezes uma permutação de 3 com repetição de 2 e somar com os casos em que o quatro aparece 3 vezes(ocorre, ocorre, ocorre), já que no primeiro eu não somei o caso em que 5 ou maior aparece as 5 vezes.

Só para auxiliar quem for responder, a resposta do primeiro é 10/243(como eu disse sem somar os casos em que 5 ou > aparece cinco vezes)(é a resposta que está no livro em que eu estudo), e a do segundo é 2/27(somando os casos em que o 4 aparece 3 vezes)(também é a resposta que aparece no livro que eu uso).
fabios Offline
Junior
Nov 2011 21 14:04

Re: Problema de probabilidade com dados

Mensagem por fabios »

paulo testoni me mandou uma MP onde escreveu que não havia entendido a parte: ''de sair 5 ou > em 4 delas'', pois bem, eu quis dizer: de sair 5 ou um número maior( só vale o 5 ou o 6, pois é um dado).
Por algum motivo não consigo responder a MP diretamente a ele, ao clicar em responder ele não continua na lista de destinatários, como também não é possível adicioná-lo.
caju Online
5 - Mestre
Agradeceu: 1185 vezes
Agradeceram: 1723 vezes
Contato:
Nov 2011 21 14:18

Re: Problema de probabilidade com dados

Mensagem por caju »

Olá fabios,

Na verdade o enunciado da sua primeira questão (para ter a resolução apresentada por você) deveria ser:

Se lançar um dado 5 vezes qual é a probabilidade de sair 5 ou > em EXATAMENTE 4 delas.

Por isso você não considera a situação em que há a face 5 nas cinco tentativas.

Já no segundo exercício, é pedido PELO MENOS em 2 ocorrências. Ou seja, devemos considerar 3 ocorrências do número 4 também.

Acredito que era esta a sua dúvida. Se não for, continue o papo por aqui.

P.S.: Se não houver a palavra EXATAMENTE na primeira questão, o PELO MENOS fica subentendido. Ou seja, se eu falo que deve ocorrer 4 vezes em 5 (sem a palavra EXATAMENTE ou um sinônimo) também devemos considerar 5 vezes em 5.

Obs.: Não esqueça de apertar o botão "Curtir" na parte superior do tópico ;-)

Grande abraço,
Prof. Caju
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Youtube: @profcaju
Responder