Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Uma escada de comprimento [tex3]L = 5\text{ m}[/tex3] apoia-se numa parede vertical, fazendo com o piso horizontal um ângulo [tex3]\theta[/tex3]. O coeficiente de atrito na parede é nulo e no piso vale [tex3]\mu = 0,4[/tex3]. Sabendo-se que o peso da escada é [tex3]20\text{ N}[/tex3], qual a maior altura [tex3]h[/tex3] (acima do piso) que pode atingir um homem de peso [tex3]80\text{ N}[/tex3], sem que a escada escorregue?
Dado: [tex3]sen\theta = 0,8[/tex3]
Resposta
Resposta: h = 2,2
OBS: Não tem imagem.
Grato.
Editado pela última vez por marcioluis em 08 Dez 2011, 19:22, em um total de 2 vezes.
Prezado marcioluis:
Desculpe a qualidade do desenho.
Temos: H=80N, P=20N e [tex3]sen\theta=0,8[/tex3], [tex3]\mu=0,4[/tex3] e a escada com 5m de comprimento.
Se [tex3]sen\theta=0,8 \rightarrow cos\theta=\sqrt{1-0,8^2}=0,6[/tex3]
Vem: [tex3]H+P=N2\rightarrow 80+20=100N[/tex3] [tex3]N1=F_{at} \rightarrow N1=N2.\mu \rightarrow N1=100.0,4=40N[/tex3]
Equação dos momentos em relação ao apoio da escada no chão:[tex3]H.l+P.m=N1.t[/tex3] (eq 1), em que: [tex3]l=(2,5+x)cos\theta=1,5+0,6x[/tex3] ; [tex3]m=2,5cos\theta=1,5[/tex3] e [tex3]t=5.sen\theta=4[/tex3], substituindo estes valores em eq1 [tex3]\rightarrow 80(1,5+0,6x)+20.1,5=40.4 \rightarrow x=\frac{5}{24}[/tex3]
Distância do homem ao chão= [tex3](2,5+x)sen\theta=(2,5+\frac{5}{24}).0,8=2,5.0,8+\frac{5.0,8}{24}=2,16[/tex3]
Espero que tenha compreendido a resolução.
[ ]'s.
Editado pela última vez por aleixoreis em 28 Dez 2011, 22:54, em um total de 1 vez.
Considere uma escada em uma parede com rodinhas livre de atrito, conforme as ilustrações: a) Em qual delas é possível manter a escada em equilíbrio na posição indicada? Justifique. b) Represente as forças sobre a escada na situação de equilíbrio.
Veja as figuras, Veja que na primeira posição temos apenas [tex3]N_1[/tex3] na horizontal favorecendo o deslizamento, já na segunda posição temos um equilíbrio de forças. [tex3]N_1=fat[/tex3] [tex3]P=N_2[/tex3]
Tem-Se um grande número de tijolos idênticos e homogêneos, cada um de comprimento L. Se um for empilhado sobre o outro, ao,longo de seus comprimentos, o maior afastamento que permite que o tijolo de cima equilibre sobre o tijolo de baixo é ...
gabrielifce: Na figura menor -- Os tijolos [tex3]A\,e\,B[/tex3] formam um conjunto que se apoia sobre o tijolo [tex3]C[/tex3]que está estável. Os pesos [tex3]P[/tex3] de [tex3]A\,e\,B[/tex3] agem nos CG dos tijolos. O peso do conjunto...
(UF-PE) Uma escada rígida e homogênea está encostada numa parede vertical lisa, conforme a figura. Determine o menor valor possível do coeficiente de atrito estático entre a escada e o assoalho, para que a escada não escorregue. Uma dúvida(Anexos)...
São necessários 40 segundos para uma pessoa subir uma escada rolante ascendente e 60 segundos para descer pela mesma escada com ela em movimento para cima. Quanto tempo essa pessoa levaria para subir com a escada desligada?
“Esta manhã, após minha aula de Matemática, desci a escada que dá acesso ao pátio de minha escola. Eu já havia descido [tex3]7[/tex3] degraus quando avistei o Prof. Matt Matson começando a subir a escada. Continuei no meu passo usual, cumprimentei o...
Olá, Aldrin. Como o professor subia [tex3]2[/tex3] degraus e eu descia [tex3]1[/tex3] a sua velocidade é o dobro da minha, isso significa que se eu desci [tex3]x[/tex3] degraus o professor subiu [tex3]2x[/tex3] degraus. A soma dos degraus que eu...