• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Química OrgânicaSeparação de Isômeros Óticos

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju
larissaalves Offline
iniciante
Ago 2011 02 19:35

Separação de Isômeros Óticos

Mensagem por larissaalves »

Boa noite,
Por favor ,alguém poderia me explicar como pode-se separar os isômeros D e L do ácido tartárico?
Eu sei que no passado Pasteur separou-os pelo método mecânico de catação,mas hoje em dia,não encontro como são separados ,seria da mesma forma que no passado?
victoria Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 48 vezes
Jan 2012 11 09:55

Re: Separação de Isômeros Óticos

Mensagem por victoria »

Olá larissaalves,

bom, o que eu sei a respeito é o seguinte:

Como você bem deve saber, o ácido tártarico, assim, como o 3-clorobutan-2-ol por exemplo, são compostos que possuem dois átomos de carbono assimétrico.Logo, diferente dos demais isômeros ópticos que formam dextrogiros e levogiros, o ácido tártarico é responsável por quatro possibilidades: Duas substâncias opticamente ativas,uma substância opticamente inativa e uma mistura racêmica.

Bem, agora vem: o que sei a respeito da separação de enantiômeros é que, apesar de terem propriedades físico-químicas parecidas, cada um deles provoca no plano da luz polarizada, o dextrogiro para direita e o levogiro para esquerda, podendo então, a partir dessa propriedade isolá-los por um polarímetro, acredito.

Por outro lado, uma outra propriedade que permite diferenciá-los é a sua reatividade distinta perante outras substâncias que também sejam quirais. A reação da mistura com um dado composto quiral poderá originar outros dois compostos que terão propriedades físico-químicas mais fáceis de serem separadas. A partir desses isômeros poderemos então obter novamente as substâncias de partida.Esse processo que separa enantiômeros da mistura racêmica é chamado de resolução.
Editado pela última vez por victoria em 11 Jan 2012, 09:55, em um total de 1 vez.
Responder