Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
A imagem de um objeto está a 20 cm de um espelho esférico côncavo tem a mesma altura do objeto. Em seguida, afasta-se o objeto de modo que ele fique a uma grande distância do espelho. A que distância do espelho se forma a imagem do objeto nessa situação?
Resposta
10 cm
Olá, pessoal. Eu sei intuitivamente que, quando o objeto se aproxima do vértice de um espelho esférico de Gauss, a sua respectiva imagem tende a se tornar maior e mais distante do espelho. Mas, de que forma podemos explicar que, no movimento inverso, a imagem tende a se localizar no foco?
Um abraço?
Editado pela última vez por emanuel9393MOD em 15 Mai 2012, 21:44, em um total de 1 vez.
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Situações:
1) Quando o corpo está exatamente no centro de curvatura, a imagem se forma no centro de curvatura.
2) Quando o corpo está localizado antes do centro de curvatura, a imagem se forma entre o centro de curvatura e o foco.
Não parece suficiente então dizer que quanto mais eu me afasto do centro de curvatura, mais a imagem se aproxima do foco ?
Abraço!
Editado pela última vez por cajuADMIN em 07 Mar 2025, 22:32, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Um espelho esférico côncavo é utilizado para projetar, sobre uma tela, a imagem do Sol. A distância focal do espelho é [tex3]2,0[/tex3] metros. Qual é, aproximadamente, a distância entre a imagem do Sol e o espelho?
Um homem de altura [tex3]H[/tex3] está em pé, em frente a um espelho esférico côncavo, de distância focal [tex3]f[/tex3], a uma distânica [tex3]x[/tex3] do vértice do espelho. Para que o espelho conjugue uma imagem real do homem, de altura [tex3]H/3[/tex3], qual deve ser o valor de [tex3]x?[/tex3]
Em um farol de automóvel tem-se um refletor constituído por um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho é:
a) côncavo e o filamento está no centro do espelho;
Pelo meu entendimento de ótica (o que eu lembro do colegial), quando um feixe de luz entra pelo foco do espelho, ele sai paralelo à reta que contem centro de curvatura e foco (que eu não me lembro o nome hahahah). Logo, quando o filamento...
Um espelho esférico côncavo é utilizado para projetar, sobre uma tela, a imagem do Sol. A distância do espelho é 2 metros. Qual é, aproximadamente, a distância entre a imagem do Sol e o espelho ?
Acredito que o enunciado da questão seja esse: Um espelho esférico côncavo é utilizado para projetar, sobre uma tela, a imagem do Sol. A distância focal do espelho é 2 metros. Qual é, aproximadamente, a distância entre a imagem do Sol...