Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
No modelo atômico de Bohr para o átomo de hidrogênio, o elétron se move em torno do núcleo positivo com [tex3]Ac_{tp}[/tex3] proveniente da força elétrica coulombiana de atração entre eles. Sejam [tex3]E_p[/tex3] e [tex3]E_{cin}[/tex3], respectivamente, a energia potencial e a energia cinética do átomo de hidrogênio. O quociente [tex3]\frac{E_p}{E_{cin}}[/tex3] vale:
a) 2
b) 1/2
c) -2
d) -1/2
Gabarito:
Resposta
C
Editado pela última vez por cajuADMIN em 21 Abr 2025, 16:45, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
No modelo atômico de Bohr o elétron descreve uma trajetória circular em torno do próton, no qual a força elétrica é a resultante centrípeta:
[tex3]F_{el}=F_{cp}[/tex3] [tex3]\frac{k\cdot |e| \cdot |-e|}{r^2}=\frac{m\cdot v^2}{r}[/tex3] [tex3]\frac{ke^2}{r}=mv^2[/tex3]. Dividindo por 2 obtemos a sua energia cinética: [tex3]E_{cin}=\frac{ke^2}{2r}[/tex3]
A energia potencial elétrica é resultado da interação do elétron com o próton, que são de sinais opostos: [tex3]E_p=\frac{k\cdot e \cdot (-e)}{r}[/tex3] [tex3]E_p=-\frac{ke^2}{r}[/tex3]
Considerando o circuito abaixo com gerador ideal, qual o valor da potência total consumida e o valor da energia elétrica dissipada em 1 hora e 30 minutos, respectivamente?
A) 1800w e 3,3kwh B) 2200w e 3,8kwh C) 2000w e 4,0kwh D) 2400w e 3,6kwh
Considere dois blocos A e B de massas, respectivamente, iguais a 2,0 kg e 3,0 kg, amarrados nas extremidades de um fio que passa por uma polia que está suspensa por um dinamômetro preso em um suporte fixo, no teto. Sabendo-se que o módulo da...
Olha gabrielpbf eu sei que é chato, mas toda vez que eu vou fazer uma questão de Cinética eu acabo errando. Eu aprendi o que você respondeu mas quando eu faço a questão o gabarito nunca bate. Veja essa questão se a lei da velocidade é [N_{2}...
Um vagão de 80 toneladas de massa total desloca-se sem atrito e sem tração externa sobre os trilhos de uma ferrovia reta e horizontal com uma velocidade de 36 km/h e carga de 60 toneladas de água. No instante t = 0, através de dois jatos...