Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Eu estava aqui no sofá quando isso veio à cabeça, aí eu pedi pra minha irmã tentar provar que [tex3]i = 0.[/tex3] Ela não conseguiu. Aí eu mostrei isso, mas não sei se está certo. Está certo?
Editado pela última vez por Maco em 05 Nov 2007, 22:21, em um total de 1 vez.
Como eu ainda não dei números complexos na escola, não sei muito sobre que operações não se pode fazer de acordo com sua definição. Desculpa não ser de muita ajuda.
Abraços.
Editado pela última vez por triplebig em 05 Nov 2007, 22:30, em um total de 2 vezes.
Assim como [tex3]\sqrt{1} = 1,[/tex3][tex3]\sqrt{i} = -1[/tex3] porque [tex3]{-}2^2 = 1.[/tex3]
Então ali na sua conta, eu posso por como resultado de [tex3]\sqrt{1}[/tex3] o [tex3]1,[/tex3] e no [tex3]\sqrt{1}[/tex3] de baixo o [tex3]{-}1,[/tex3] e ao se multiplicar em cruz ficará [tex3]{-}1 = -1.[/tex3]
Eu ainda não aprendi números complexos e sempre fiquei meio em dúvida quanto a isso que você falou, e na internet não achei nada muito esclarecedor.
Editado pela última vez por Maco em 05 Nov 2007, 22:57, em um total de 1 vez.
É definido que o símbolo da raiz quadrada se refere apenas à raiz positiva. Ou seja, se temos [tex3]\sqrt{1}[/tex3] estamos falando somente de [tex3]1[/tex3] e não de [tex3]\pm 1[/tex3]. Por isso é errado dizer que [tex3]\sqrt 1 = -1[/tex3].
Se você quiser se referir ao fato de [tex3](-1)^2=1[/tex3], deves escrever [tex3]x^2=1[/tex3] que possui raízes [tex3]\pm\sqrt 1[/tex3]. (Note que o que você escreveu, sem parênteses, é errado também, pois [tex3]{-}1^2=-1\ne (-1)^2.[/tex3]
Na demonstração, vou apontar o que está errado.
Quando estamos na equação [tex3]e^{i\pi}=-1[/tex3] e elevamos ao quadrado, estamos inserindo soluções estranhas para a equação. A solução final já está comprometida. Sempre que elevamos ao quadrado devemos verificar se a solução encontrada satisfaz a equação inicial
Editado pela última vez por cajuADMIN em 06 Nov 2007, 08:54, em um total de 1 vez.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..." Youtube:@profcaju
Esta questão levantou muitas dúvidas. Vou começar reforçando o que o Alexandre_SC falou sobre uma propriedade levantada pelo Maco.
Maco disse : [tex3]\sqrt{1} = 1,[/tex3][tex3]\sqrt{1} = -1[/tex3] pois [tex3]{-}1^2 = 1[/tex3]
O símbolo de raiz quadrada é definido como sendo a raiz positiva (e real quando tratarmos de raiz de números reais). Ou seja, quando falamos [tex3]\sqrt 1[/tex3] estamos tratando apenas a raiz positiva da equação [tex3]x^2=1.[/tex3] Se quisermos considerar ambas, devemos escrever [tex3]x^2=1[/tex3] e não [tex3]\sqrt 1.[/tex3]
Agora sobre a proposição levantada inicialmente, do logaritmo, vou partir do ponto problemático:
[tex3]\log(e^{2i\pi}) = 0[/tex3]
Esta igualdade é verdadeira, mas não a utilizamos. Pois, para não caírmos em situações como esta, o logaritmo de um número complexo não real só é definido para argumentos entre [tex3](-\pi, \pi).[/tex3]
Na situação mostrada acima, o argumento é [tex3]2\pi,[/tex3] que também pode ser representado por [tex3]0[/tex3] (pois [tex3]0 \text{ rad} = 2\pi\text{ rad}.[/tex3] Daí sim podemos aplicar as regras de logaritmo sem problemas:
[tex3]\log(e^{0i}) = 0[/tex3]
[tex3]0i\cdot\log(e) = 0[/tex3]
[tex3]0=0[/tex3]
Editado pela última vez por cajuADMIN em 09 Nov 2007, 22:11, em um total de 1 vez.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..." Youtube:@profcaju
Seja f(x,y) um polinomio que pode ser escrito da forma f= F+G onde F e G sao formas de diferentes graus d,e>=2. Sabendo que dF=Somatório(xk* Fxk), denominada relação de Euler, mostre que os pontos singulares de f em K2 satisfazem a relação F=0, G=...
Como todos sabemos através da relação de Euler podemos determinar o n° de arestas, vértices e faces, de um polígono convexo. Deparei-me algumas semanas atrás com uma questão que pedia a soma dos VÉRTICES+FACES+ARESTAS de um polígono relativamente...
No vídeo é analisada a aplicação da relação de Euler. Para além disso é explicitada a metodologia para o cálculo dos elementos de um poliedro tendo por base o conhecimento das suas faces ( quantidade...