Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Carbonato de cálcio (CaCO3) é uma das matérias utilizadas na indústria de cimento e cerâmicas. Por ter caráter básico, pode ser utilizado para neutralizar soluções ácidas no tratamento de efluentes gerados nos laboratórios químicos. Para neutralizar completamente 1 litro de solução de HNO3 0,50 mol/L é necessária uma quantidade mínima de CaCO3, em gramas, igual a
(A) 100.
(B) 75.
(C) 25.
(D) 50.
(E) 10.
gabarito:
Resposta
letra C
Como faço? Obrigada!
Editado pela última vez por Dandarah em 23 Jun 2012, 15:08, em um total de 1 vez.
Todo sal de caráter básico, quando em solução aquosa, produz uma base. O mecanismo inteiro é dado pelas seguintes reações: [tex3]CaCO_{3} \, + \, H_{2}O \, + \, 2 \, HNO_{3}\,\,\, \rightarrow \,\,\, Ca\left(OH\right)_{2} \, + \, CO_{2} \, + \, 2 \, HNO_{3} \\ Ca\left(OH\right)_{2} \, + \, CO_{2} \, + \, 2 \, HNO_{3} \,\,\, \rightarrow \,\,\, Ca\left(NO_{3}\right)_{2} \, + \, CO_{2} \, + \, 2 \, H_{2}O[/tex3]
Como, podemos observar, a proporção estequiométrica do carbonato de cálcio com o ácido nítrico é de [tex3]1 \, : \, 2[/tex3]: [tex3]CaCO_{3} \, + \, 2 \, HNO_{3} \,\,\, \rightarrow \,\,\, \cdots[/tex3]
Logo, para o [tex3]HNO_{3}[/tex3], temos: [tex3]n \, = \, \Scorpio \cdot V \,\,\, \Rightarrow \,\,\, n \, = \, 1 \cdot 0,5 \, = \, 0,5 \,\, mol[/tex3]
Com isso, temos que: [tex3]n_{CaCO_{3}} \, = \, 0,25 \,\, mol[/tex3] [tex3]m_{CaCO_{3}} \, = \, 0,25 \cdot 100 \, = \, 25 \,\, g[/tex3]
Resposta = C
Um abraço!
Editado pela última vez por cajuADMIN em 05 Mar 2025, 15:06, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
O ácido sulfúrico e o hidróxido de sódio têm várias aplicações industriais. Na reação entre hidróxido de sódio e ácido sulfúrico em sistema aquoso diluído, as espécies químicas que se combinam dão origem a: a) Na2 SO4 (s) b) H2 O (l) c) SO3- 2 (aq)...
Pesquisadores avaliaram a água potável de uma cidade brasileira e encontraram diversas substâncias que estão destacadas a seguir. Esses compostos relacionam-se a hormônios sexuais, produtos farmacêuticos e produtos de origem industrial. A princípio,...
Olá Liliana! Tudo bem?? Aparentemente seu argumento quanto à polaridade faz sentido sim; como não sou químico, me limito a não adentrar nesse aspecto, mas sim discurtir outro ponto, ok? Bom, quando tu afirma: "então imaginei que não haveria...
Porque a maneira mais simples de se obter um sal é por meio de uma reação de neutralização entre uma base e água e não por meio de uma neutralização de um ácido com uma base? Teria haver com gasto de energia?
Oi, gente? Sup? Poderiam me ajudar nessa questão aqui, por favor?
Eu acho que seria bem fácil, e até que foi. Mas... o gabarito é sutilmente diferente da minha resposta. Olhem a minha: a) [tex3]\mathrm{KOH_{(aq)} + HCl_{(aq)} \rightarrow KCl_{(aq)} + H_2O_{(l)}}[/tex3]...
a questão está perguntando qual delas não é de neutralização e a resposta você já colocou: é a letra c), porque é reação de combustão. ah, e tanto faz como você coloca mostrando o fluoreto de cálcio na forma aquosa ou ele já dissociado (e nesse caso...
Boa tarde, alguém poderia me ajudar? Tenho dúvida em como descobrir qual ácido e base originam um sal sem ver a reação de neutralização dele, apenas analisando o próprio sal. Por exemplo: CaCO3, como eu saberia que o ácido que o origina esse sal é...