O meu problema com essa questão é o seguinte: na resolução que eu conferi, que bate com o gabarito, se considera o peso do objeto como sendo P = m(g+a), onde a é a aceleração do elevador. Mas isso não parece um tanto absurdo? O elevador ta acelerando e a gravidade aparente é (a+g) sim, mas isso aí se considera na aceleração resultante, não no peso do corpo, oras! Por exemplo: quando fazemos o diagrama das forças agindo em um corpo num elevador subindo aceleradamente, fazemos: Fr = m.a (aceleração do elevador)
[tex3]\rightarrow[/tex3] N - P = ma
[tex3]\rightarrow[/tex3] N - mg = ma (perceba que o peso do corpo foi dado como "mg", mesmo com o elevador acelerando)
[tex3]\rightarrow[/tex3] N = m(a+g)
[tex3]\rightarrow[/tex3] AQUI SIM aparece a gravidade aparente.
Nesta questão, se faz P = m(g+a) direto, o que eu não entendo. Gostaria que alguém me explicasse o que acontece aqui, se há alguma particularidade que faz isso ser correto ou sei lá o quê. Eis a questão:
Um bloco homogêneo de massa m e densidade d é suspenso por meio de um fio leve e inextensível preso ao teto de um elevador. O bloco encontra-se totalmente imerso em água, de densidade ρ , contida em um balde, conforme mostra a figura. Durante a subida do elevador, com uma aceleração constante
a, o fio sofrerá uma tensão igual a
A - m (g + a) (1 − ρ / d)
B - m (g −a) (1 − ρ / d)
C - m (g + a) (1 + ρ / d)
D - m (g −a) (1 + d /ρ )
E - m (g + a) (1 − d /ρ )

- Elevador.JPG (5.33 KiB) Exibido 3559 vezes