Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
A equação segmentária da reta, que passa pelo ponto [tex3]P(-3,\ 2)[/tex3] e que é perpendicular à bissetriz dos quadrantes pares, é:
a) [tex3]x+y=1[/tex3]
b) [tex3]x-y=1[/tex3]
c) [tex3]\frac{x}{3}+\frac{y}{2}=1[/tex3]
d) [tex3]\frac{x}{-5}+\frac{y}{5}=1[/tex3]
e) [tex3]\frac{y}{5}-\frac{x}{5}=1[/tex3]
Resposta
Resp: D
Não estou conseguindo resolver, alguém por favor pode me ajudar? Obrigada!
Editado pela última vez por LadyStark em 19 Jul 2012, 16:09, em um total de 1 vez.
Olá LadyStark. Lembre-se sempre: se duas retas são perpendiculares entre si, a multiplicação de seus coeficientes angulares resulta em [tex3]-1[/tex3]. Parece bobo mas isso ajuda na maioria das questões.
Sabemos que a bissetriz dos quadrantes pares tem coeficiente angular [tex3]m_0 = tg(135^{\circ}) = -1[/tex3]. Logo:
Equação da reta dos quadrantes pares: [tex3](r):\,\,\,y=-x[/tex3], na qual o coeficiente angular é [tex3]-1[/tex3]. Logo a reta (s) perpendicular a esta terá coeficiente angular [tex3]1[/tex3]. Lembrando que [tex3]m_r \times m_s=-1[/tex3] quando as retas são perpendiculares.
Portanto [tex3]y=x+k[/tex3]. Substituindo o ponto dado :
[tex3]2=-3+k\,\,\Rightarrow \,\,k=5[/tex3]
Logo, [tex3](s):\,\,\,\,x-y=-5[/tex3]
Como queremos a forma segmentado o lado direito da equação deve ficar igual a 1. Portanto vamos dividit tudo por [tex3]-5[/tex3]:
Bom dia, alguém poderia me dizer, por favor, se é possível resolver essa questão pela fórmula Área = Determinante/2? O meu resultado não está batendo com o da questão.
Na figura a seguir, está representado, num referencial, um triângulo AOB....