Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
O gráfico da variação de volume versus tempo, variação de concentração versus tempo e variação de massa versus tempo sempre será uma hipérbole. Nesse caso, a concavidade da hipérbole do gráfico de volume do [tex3]CO_{2}[/tex3] terá concavidade voltada para baixo justamente pelo fato de que esse composto está em formação na reação.
Resposta = A
Um abraço!
Editado pela última vez por cajuADMIN em 15 Mai 2024, 09:55, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Aliás, tenho outra pergunta, como eu sei a natureza do crescimento pra analisar o gráfico ? Eu não tenho equação, não tenho como descobrir isso por matemática. Em qualquer outra coisa eu tenho uma equação que eu traduzo pra alguma área da matemática, mas nesse caso você só está me falando que é assim.
Como não? Já ouviu falar nas leis de velocidades integradas de primeira ordem?
Dada a concentração [tex3][A_{0}][/tex3] de uma espécie química [tex3]A[/tex3] no intante [tex3]t \, = \, 0 \,\, s[/tex3], a concentração posterior [tex3][A][/tex3] dessa mesma espécie em um instante [tex3]t[/tex3] qualquer é dado por: [tex3]\boxed{\boxed{[A] \, = \, [A_{0}] \cdot e^{-k \cdot t}}}[/tex3]
Onde: [tex3]e[/tex3]: base dos logaritimos naturais; [tex3]k[/tex3]: constante de velocidade da reação;
Não me peça para demonstrar isso! rsrsrsrsrsr . A única demonstração que eu vi está na edição de 2009 do livro princípios de química do Peter Atkins (página 653 seção 13.4) e usa equações diferenciais e integrais .
Um abraço!
Editado pela última vez por cajuADMIN em 15 Mai 2024, 09:56, em um total de 2 vezes.
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
A medida que a reação caminha, os reagentes [tex3]CaCO_{3_{(s)}}[/tex3]; [tex3]2H_{(aq)}^+[/tex3]; vão "sumindo"; pois vão sendo consumidos. E os produtos [tex3]CO_{2_{(g)}}[/tex3]; [tex3]H_2O_{(l)}[/tex3] e [tex3]Ca^{2+}_{(aq)}[/tex3] vão "aparecendo"; pois vão sendo produzidos. Desse modo a velocidade da reação diminuíra com o passar do tempo, pois temos cada vez menos reagentes para formar os produtos.
Lembre-se que a velocidade de uma reação depende da concentração dos reagentes!
Suponha que uma massa inicial de [tex3]CaCO_{3_{(s)}}[/tex3] reagiu com um certo volume daquela solução aquosa de ácido clorídrico.
Vamos justificar cada uma das alternativas:
Alternativa A: O volume de [tex3]CO_2{(g)}[/tex3] aumenta com o passar do tempo tendendo a um valor constante, o que sugere que a massa inicial de [tex3]CaCO_{3_{(s)}}[/tex3] foi totalmente consumida. Perceba também que traçando algumas tangentes à curva você verificará que a velocidade de formação do [tex3]CO_{2{(g)}}[/tex3] estará o diminuindo com o passar do tempo.
Alternativa B: A ideia inicial nos parece válida, pois realmente a massa do carbonato de cálcio (reagente) irá diminuir com o passar do tempo. Porém essa diminuição não ocorrerá de forma linear como sugere o gráfico o que é óbvio já que o reagentes estão sendo consumidos e cada vez menos produtos serão formados. Além disso, o gráfico sugere que a velocidade da reação será constante.
Alternativa C: Impossível! Traçando algumas tangentes à curva (inclinação) você verificará que a velocidade de consumo do ácido clorídrico estará aumentando. Porém, você sabe que com o passar do tempo a velocidade de consumo do ácido clorídrico (reagente) será cada vez menor devido a diminuição da sua concentração ou consumo.
Alternativa D: Impossível! Traçando algumas tangentes à curva (inclinação) você verificará que a velocidade de formação do [tex3]Ca^{2+}_{(aq)}[/tex3] estará aumentando. Apesar das concentrações dos produtos aumentarem com o tempo este aumento será cada vez menor para um mesmo intervalo de tempo. Perceba que o gráfico mostra exatamente o contrário
Alternativa E: A massa de [tex3]CO_{2_{(g)}}[/tex3] aumenta com o passar do tempo e o gráfico mostra exatamente o contrário.
Espero ter ajudado!
Qualquer coisa pode perguntar.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 15 Mai 2024, 09:58, em um total de 2 vezes.
Diegooo escreveu: Porém, você sabe que com o passar do tempo a velocidade de consumo do ácido clorídrico (reagente) será cada vez menor devido a diminuição da sua concentração ou consumo.
Então, para esses tipos de questões basta ter em mente que o gráfico é uma hipérbole. Temos ainda o caso em que a hipérbole é equilátera quando há uso de catalisadores.
Muito interessante a suas colocações, Diego!
Um abraço!
Editado pela última vez por emanuel9393MOD em 06 Ago 2012, 00:17, em um total de 1 vez.
Sabemos que quanto maior a pressão do oxigênio, maior a sua concentração e menor a concentração de água oxigenada. Observe que a velocidade de formação de [tex3]O_{2}[/tex3] e acompanhada da velocidade de decomposição do...
Um palito de fósforo não se acende, espontaneamente, enquanto está guardado, mas basta um ligeiro atrito com uma superfície áspera para que ele, imediatamente, entre em combustão, com emissão de luz e calor. Considerando-se essas observações, o que...
Para que uma reação química aconteça é necessário que os átomos reagentes colidam constantemente. Não é, porém, qualquer colisão capaz de causar a transformação, mas apenas aquelas que ocorrem numa posição favorável à geometria das moléculas...
Uma radiação de energia de 4,73x[tex3]10^{-18}[/tex3]J incide sobre uma amostra de crípton(Kr), provocando a emissão de electrões com energia cinética igual ...
A velocidade de escape na superfície de Júpiter é de [tex3]60 \ km/s[/tex3] e a temperatura superficial típica do planeta é [tex3]-150 ºC[/tex3]. Calcular as velocidades médias quadráticas do a)[tex3]H_{2}[/tex3] b)[tex3]O_{2}[/tex3] c)[tex3]CO_{2} [/tex3]
Uma porta de 20kg e 80 cm de largura está apoiada por suas dobradiças com atrito desprezível. Esta porta recebe um impacto que transfere um momento angular de 3kg*m^2/s. Calcule a velocidade translacional do centro de massa. ...