Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
A figura abaixo é um esquema dos quatros níveis de energia do átomo de hidrogênio. Dados: velocidade da luz [tex3]c \, = \, 3 \cdot 10^{8} \,\, m\cdot s^{-1}[/tex3]; constante de Planck [tex3]h \, = \, 6,6 \cdot 10^{-34} \,\, J \cdot s[/tex3] e [tex3]1 \,\, eV \, = \, 1,6 \cdot 10^{-19} \,\, J[/tex3]
Questão 48.JPG (4.52 KiB) Exibido 4182 vezes
a) Calcule a frequência do fóton emitido na transição indicada do nível 3 para o nível 1. b) Qual é o comprimento de onda desse fóton? c) Qual é a quantidade de movimento desse fóton?
Resposta
Resposta = a) [tex3]\approx \, 2,9 \cdot 10^{15} \,\, Hz[/tex3] b) [tex3]\approx \, 1,0 \cdot 10^{-7} \,\, m[/tex3] c) [tex3]\approx \, 6,4 \cdot 10^{-27} \,\, kg \cdot m \cdot s^{-1}[/tex3]
Olá, pessoal!
Os itens a) é b) eu resolvi tranquilamente. Eu quero uma ajuda no item c).
Um abraço!
Editado pela última vez por cajuADMIN em 15 Out 2024, 15:05, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Eu sei. Já consegui resolver: [tex3]Q \, = \, \frac{E}{c} \,\,\, \Rightarrow \,\,\, Q \, = \, \frac{12,09 \cdot 1,6 \cdot 10^{-19}}{3 \cdot 10^{8}} \\ \\ \boxed{\boxed{Q \, = \, 6,4 \cdot 10^{-27} \,\,\, kg \cdot m \cdot s^{-1}}}[/tex3]
Um abraço!
P.S.: Muito obrigado pela atenção!
Editado pela última vez por cajuADMIN em 15 Out 2024, 15:11, em um total de 3 vezes.
Razão:tex --> tex3
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Olá gostaria que alguém me explicasse pq no modelo atômico de Tio Bohr o elétron não perde energia, ressaltando que dizer que é pq ele se encontra num estado estacionário não ta adiantando muito, já que mesmo no estado estacionário ou não ele ainda...
É exatamente este o problema resolvido pelo modelo de Bohr... Na verdade, o modelo em questão é às vezes considerado "semi-clássico" justamente por não constituir leis que satisfaçam as situações da mecânica clássica desprezadas. A crítica ao modelo...
Uma radiação monocromática com comprimento de onda de 600 nm e uma potência de 0,54W incide em uma célula fotoelétrica de sódio, cuja função trabalho é 2,8 eV. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número de fótons por segundo,...
Na proposição de um novo modelo atômico, o cientista dinamarquês Niels Bohr baseou-se na teoria quântica de Planck e na interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. De acordo com o modelo de Bohr, é correto afirmar que, ao passar por um...
De acordo com o modelo de Bohr e a Teoria Quântica de Planck, os elétrons assumem órbitas quantizadas e bem definidas. Desse modo, cada elemento possui em seu átomo elétrons de energias constantes e diferentes de elemento para...
Admira a utilização da lei de Wien (T . λmáx = constante) válido aproximadamente para a pele humana. Considere a temperatura da pele 37 graus Celsius. Com base nisso, responda:
a) Determine o comprimento de onda dessa radiação. Diga se a mesma se...
A lei de Wien estabelece que [tex3]\lambda_{\text{máx}} \cdot \text T = 0,002898 \text{ m K}.[/tex3] Esse é um valor fornecido em provas, geralmente. Vamos utilizar a temperatura em Kelvin, como a constante está determinando. Disso,...
Dizem que a física quântica surgiu em meados dos anos 20,1920,mas acho que ela surgiu em 1905 quando Einstein explicou o efeito fotoelétrico,Einstein chamou a unidade de luz de Quantum,daí física quântica,que originou-se dessa palavra que acabei de...