Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
O icosaedro é um poliedro formado 20 faces triangulares. Seu número de arestas é [tex3]\frac{20 \times 3}{2} = 30.[/tex3] Pela relação de Euler [tex3]V - A + F = 2,[/tex3] temos que o número de vértices é [tex3]12.[/tex3]
Cada diagonal do icosaedro é formada pela escolha de dois dos seus vértices. Haveria então [tex3]C_{12,2} = 66[/tex3] escolhas possíveis. Porém, nessas escolhas há casos de dois vértices na mesma face, que formam na verdade uma aresta do icosaedro e não uma diagonal do mesmo. Assim, das [tex3]66[/tex3] segmentos obtidos, retiramos as [tex3]30[/tex3] arestas que estão sendo contadas aqui, e sobram [tex3]36[/tex3] diagonais do icosaedro.
Bruno Fraga
Editado pela última vez por Bruno Fraga em 23 Nov 2007, 15:08, em um total de 1 vez.
De quantos modos se pode pintar:
a) um tetraedro regular, com 4 cores diferentes;
b) um octaedro regular, com 8 cores diferentes;
c) um dodecaedro regular, com 12 cores diferentes;
d) um icosaedro regular, com 20 cores diferentes.
a- O cubo e o octaedro regular;
b- O hexaedro regular e a esfera;
c- A esfera e o cone reto;
d- Os prismas hexagonal e quadrangular regulares;
e- A pirâmide hexagonal regular e o dodecaedro...
Fala galera, to fazendo os poliedros de Platão, porém dentro de cada um deles tenho que ter uma esfera inscrita com mesmo raio. Como eu sei o raio da esfera inscrita no dodecaedro e icosaedro? Não precisa demonstrar, se tiver só a fórmula já ajuda....
Os sólidos de Platão são poliedros convexos cujas faces são todas congruente a um único polígono regular, todos os vértices têm o mesmo número de arestas incidentes e cada aresta é compartilhada por...
Cada face tem 3 lados. Se eu pegar o número de faces e multiplicar por 3, eu terei o número de lados. Como eu sei que a cada dois lados eu tenho uma aresta, pois eles são compartilhados por 2 faces, então temos a seguinte...