Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Uma fonte com potência 10 W emite lua de frequência 1 x [tex3]10^{15}[/tex3] Hz , uniformemente em todas as direções. Esta fonte está localizada a 1 m de uma placa absorvedora metálica em uma célula fotoelétrica . Calcule o número de fótons que incidem em 1 [tex3]cm^{2}[/tex3] da superfície da placa , a cada intervalo de tempo de 1 s :
dados : E = hf ; h = 6,63 x [tex3]10^{-34}[/tex3] Js
Resposta
resposta : 1,3 x [tex3]10^{14}[/tex3]
Editado pela última vez por phanie em 06 Dez 2012, 12:15, em um total de 2 vezes.
Olá phanie, vamos a resolução de sua questão.
Vamos primeira calcular a intensidade de radiação que a placa recebe estando a 1,0m de distância da fonte. [tex3]I = \frac{Pot}{4\pi r^2} = \frac{10}{4\cdot 3,14\cdot 1^2} = 0,796 \ W/m^2[/tex3]
Agora, vamos calcular a potência recebida na área de [tex3]1 cm^2 \, (10^{-4} m^2)[/tex3] da placa. [tex3]Pot = I\cdot A = 0,796\cdot 10^{-4} W[/tex3]
A energia então distribuida sobre esse [tex3]1cm^2[/tex3] em [tex3]1s[/tex3] é: [tex3]E = Pot\cdot \Delta T = 0,796\cdot 10^{-4} \cdot 1 = 0,796\cdot 10^{-4} J[/tex3]
Sabendo que [tex3]E = nhf[/tex3], podemos igualar as duas expressões e encontrar o valor de [tex3]n[/tex3]. [tex3]nhf = 0,796\cdot 10^{-4} J \rightarrow n\cdot 6,63\cdot 10^{-34}.10^{15} = 0,796\cdot 10^{-4} J \\ n = \frac{0,796\cdot 10^{-4}}{ 6,63\cdot 10^{-34}.10^{15} } = 1,2\cdot10^{14} \,\ \text{fotons}[/tex3]
Bom, acho que seja isso...
Abraços
Editado pela última vez por Juniorsjc em 06 Dez 2012, 13:36, em um total de 1 vez.
"Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria."
Quando o elétron volta de um salto quântico, há a liberação da energia absorvida em forma de luz. Dependendo da quantidade de energia, tem-se cores de luz diferentes para uma mesmo átomo ou um único átomo só fornece uma cor...
No ensino médio, vemos que a cor produzida por um gás ionizado é obtida pela combinação de fótons emitidos com os respectivos salto quântico dos seus elétrons componentes. Como a estrutura eletrônica é única em um elemento,...
Um elétron átomo de hidrogênio faz uma transição de um nível de energia com número quântico [tex3]n[/tex3] para outro com número quântico [tex3]n-1[/tex3]. Se [tex3]n>>1[/tex3], a frequência de radiação emitida é proporcional a :
Resumidante o que diz a Regra de Hund, teoria de Palnck e Lei de MOSELEY? No meu Manual não vam directo, vem muita coisa e fica defícil de entender e tentar fazer um resumo ou característica de cada um.
Agradeceria.
regra de hund: os subníveis são ocupados preenchendo-se cada um de seus orbitais com um elétron desemparelhado e para cada orbital colocam-se primeiramente elétron de mesmo spin. Depois de preenchido cada um dos orbitais com um elétron começa-se a...