Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
O produto de solubilidade do sulfato de chumbo II é [tex3]2,25.10^{-8}[/tex3], a [tex3]25^{\circ}C[/tex3]. Determine a solubilidade desse sal, em [tex3]g/l[/tex3], na referida temperatura.
Dados: [tex3]O = 16u, S = 32u, Pb = 207u[/tex3]
Gabarito>
Resposta
[tex3]4,54.10^{-2}[/tex3]
Editado pela última vez por cajuADMIN em 11 Mar 2025, 19:50, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Uma mistura homogênea aquosa saturada de [tex3]Ca(OH)_2[/tex3], em equilíbrio com [tex3]Ca(OH)_2{(s)}[/tex3], possui concentração de [tex3]Ca^{2+}_{(aq)}[/tex3] equivalente a [tex3]0,050 mol/L[/tex3] e [tex3]pH = 12[/tex3]. Ao entrar em contato ar...
Suponhamos a questão (não é esta a que tenho dúvida, é só para exemplificar): qual a solubilidade do AgCl, a uma dada temperatura, sabendo-se que o Kps do sal, nesta temperatura, é de [tex3]1,7.10^{-10}[/tex3]?
O sulfato de bário – [tex3]BaSO_4[/tex3] – é utilizado para diagnóstico radiológico como principal forma de contraste. É muito pouco solúvel em água [tex3](kps = 1,1\cdot 10^{-10})[/tex3], impedindo a liberação de cátions [tex3]Ba^{2+}[/tex3],...
Eu estou bastante confuso com a alternativa correta e creio que não há muita relação entre elas e a questão está meio forçada. O que pode ser dito é que o [tex3]BaCO_3[/tex3] apesar de ser mais solúvel, ele libera uma quantidade bem pequena de íons...
Veja, há em solução, inicialemente, o seguinte: [tex3]0,4 \ mol/\ell[/tex3] de [tex3]NaF[/tex3], o que nos fornece [tex3]0,4 \ mol/\ell \ de \ Na^+[/tex3] e [tex3]0,4 \ mol/\ell \ de \ F^-[/tex3]. Como o volume é 0,5 litros, temos:...