Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um dos parâmetros utilizados para avaliar a qualidade da gasolina é o índice de octano. Esse índice é estabelecido com base em uma escala arbitrária em que ao composto I é atribuído o valor 0 (zero) e ao composto II o valor 100 (cem)
Foto0794.jpg (12.92 KiB) Exibido 9689 vezes
Os nomes sistemáticos dos compostos I e II São?
** Eu sei que o composto I é o heptano,no entanto em relação ao composto dois estou confusa, o gabarito dá que o nome do composto é 2,2,4 trimetilpentano.
Eu gostaria de saber porquê não pode ser o 4-metil - 2- dimetil hexano conforme desenhei:
Foto0795.jpg (16.95 KiB) Exibido 9689 vezes
Desde já obrigada
Editado pela última vez por dailima em 04 Jan 2013, 17:33, em um total de 1 vez.
“Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.”.
Para dar nomes aos alcanos ramificados de acordo com a normas da UIPAC, nesse caso, você deve citar as ramificações em ordem alfabética, precedidos pelos seus números de colocação e caso haja [tex3]2[/tex3],[tex3]3[/tex3], ou mais ramificações iguais usam-se di, tri etc ...
Por isso fica : 2,2,4 trimetil hexano
Abraço
Editado pela última vez por Vinisth em 04 Jan 2013, 18:48, em um total de 2 vezes.
Então mais mesmo assim eu acho que essa formula estrutural tem um carbono a mais, entendi o que foi explicado sobre como nomear o hidrocarboneto, porém acho que pra ser 2,2,4-trimetilpentano, devemos tirar um carbono da formula estrutural, senão acho que ficará 2,2,4 - trimetilhexano
Abraço
“Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.”.
Pela IUPAC ficaria pentan-2,4-dimetil-3-ol. Mas acho que di-isopropil-carbinol (nomenclatura de Kolbe; metanol = carbinol e considera o resto como ramificação) fica melhor.
Pq o nome desse composto é o seguinte: 2-sec-butil-1,4-dimetilciclo-hexano, o m de metil vem antes do s de sec na ordem alfabética, porém o b de butil vem antes do m de metil... como saber nomear casos como esse?
A minha hipótese é que o que conta na ordem alfabética é o m de metil, e de etil, p de propil etc já o i de isopropil ou s de sec são critérios de desempate, estou certo?