Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Minha dúvida é saber se é possível resolver isso usando integrais
Resposta
1
Editado pela última vez por cajuADMIN em 01 Abr 2025, 06:02, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
estou muito triste, estou deprimido. odeio matemática porque tenho muita dificuldade. "Estudar com ódio até meus dedos sangrarem de tanto fazer exercício, eis o caminho para a libertação"
Aliás, o critério da integral é sempre um bom teste para convergência/divergência de uma série. A própria integral é uma soma, só que olhando a região contínua ao invés de discreta. Assim, se a integral converge/diverge, a somatória tb.
estou muito triste, estou deprimido. odeio matemática porque tenho muita dificuldade. "Estudar com ódio até meus dedos sangrarem de tanto fazer exercício, eis o caminho para a libertação"
[tex3]\frac{1}{log4}[/tex3] nao é 1.então não é a resposta não? isso que acho estranho pois se fizer o somatório na mão,[tex3]0,5+0,25+0,125.... =1[/tex3]
O livro diz que a somatória é integral, mas não estou conseguindo ver isso, pelo menos nesse caso.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 01 Abr 2025, 06:04, em um total de 2 vezes.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 01 Abr 2025, 06:04, em um total de 2 vezes.
Na verdade, a definição de integral mostra que [tex3]\int\limits_{1}^{\infty}f(x)dx = \lim _{n \to \infty}(\sum_{n=1}^{\infty}[\frac{1}{2^n}]dx)[/tex3]
Ou seja, vc está somando a área de infinitos retângulos de altura [tex3]\frac{1}{2^n}[/tex3] e base dx. É o conceito da soma de Riemann
Encontrei este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=IWFA0PG-riA onde ele demonstra a desigualdade entre integral e soma para funções f(x) crescentes. Precisaria refazer a demonstração para decrescentes e ver se tb vale. (Não tive tempo de fazer)
De qualquer modo, a sua dúvida era saber se a série converge ou para qual valor ela converge??
Editado pela última vez por cajuADMIN em 01 Abr 2025, 06:05, em um total de 2 vezes.
Deve ser. Olhei o vídeo aí e não entendi nada. acho que preciso me aprofundar pra entender isso,nunca vi essa coisa de desigualdade
Eu acho que está havendo uma confusão no conceito do teste da integral. Seja [tex3]S_n = \sum_{n=1}^{\infty } \dfrac{1}{2^n}[/tex3] a série em questão, temos que ela converge se [tex3]\lim_{c \to \infty} \int\limits_{1}^{c } \dfrac{1}{2^x}dx[/tex3] convergir, entretanto os pontos de convergência não são necessariamente iguais. Sendo [tex3]f(x) = \dfrac{1}{2^x}[/tex3] e [tex3]\lim_{c \to \infty} \int\limits_{1}^{c } \dfrac{1}{2^x}dx = L[/tex3], temos, na realidade, a relação:
Então, como foi calculado pelo amigo temujin, [tex3]\lim_{c \to \infty}\int\limits_{1}^{c } \dfrac{1}{2^x} dx = \frac{1}{ln(4)}[/tex3] portanto a integral imprópria é convergente. Temos ainda que: