Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Uma caixa-d'água cilíndrica, com altura h=36 cm e diâmetro D=86 cm, está completamente cheia de água. Uma tampa circular, opaca e plana, com abertura central de diâmetro d, é colocada sobre a caixa. No esquema R representa o raio da tampa e r o raio de sua abertura. Considere [tex3]n_a = 1,345[/tex3] (índice de refração da água).
Determine o menor valor assumido por d para que qualquer raio de luz incidente na abertura ilumine diretamente o fundo da caixa, sem refletir nas paredes verticais internas.
caixa.jpg (21.86 KiB) Exibido 10261 vezes
Resposta
d=6cm
Editado pela última vez por MateusQqMDMOD em 08 Jan 2021, 11:35, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Poxa, ninguém :/ ignorem a resposta.. eu acho que tá errada mesmo.. mesmo sendo a resposta que a Uerj deu
a resolução deles tá estranha, então só ignorem a resposta, eu preciso saber se o que eu tô fazendo tá certo ou se a deles (que está estranha) tá certa haha
Seguinte: Para que todos os raios incidam no chão antes de refletir nas paredes do cilindro, basta vermos as condições para que o rasante não reflita em tais paredes.
Bom, obrigada, mas se depois vocês puderem dar uma olhada na resolução da Uerj, tem uma hora que tem um h na expressão e depois some, e não teria como ele ter cortado nem nada, e foi exatamente a resolução da Uerj que a minha professora mostrou, por isso que eu fiquei meio assim, mas muito obrigada ^^
Oi, gente? Sup? Poderiam me ajudar nessa questão? Achei ela muito estranha dado o fato de que eu não sei trabalhar com esse n_água. Tipo... o capítulo que estou é uma introdução, ele nem me apresentou o que seria essa n_água. Descobri que tem alg...
Para analisar o crescimento de uma bactéria, foram inoculadas 1×[tex3]10^{3}[/tex3] células a um determinado volume de meio de cultura apropriado. Em seguida, durante 10 horas, em intervalos de 1 hora, era medido o número total de bactérias nessa...
Olá.
Podemos modelar o crescimento da população de bactérias por meio da função [tex3]f(t)=f_0e^{kt}, t \in[0,5][/tex3] onde [tex3]f_0[/tex3] é a população inicial e t é medido em horas.
Sabemos que [tex3]f_0=1000[/tex3] e...
O fractal chamado floco de neve de Koch é obtido a partir de um triângulo eqüilátero, dividindo-se seus lados em [tex3]3[/tex3] partes iguais e construindo-se, sobre a parte do meio de cada um dos lados, um novo triângulo eqüilátero. Este processo...
Em um recipiente com a forma de um paralelepípedo retângulo com 40 cm de comprimento, 25 cm de largura e 20 cm de altura, foram depositadas, em etapas, pequenas esferas, cada uma com volume igual a 0,5 cm3. Na primeira etapa, depositou-se uma...
Um veículo com velocidade constante de V km/h percorre S km em um intervalo de tempo de T horas, sendo T diferente de 1. Considere que T, V e S estejam em progressão geométrica, nessa ordem. A alternativa que indica a relação entre o espaço...