Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Senhores, minha dúvida é numa questão sobre discussão de sistemas lineares, que pode ser simples, mas pra mim, tá complicado.
O sistema [tex3]\begin{cases}x - y - z = 0\\2x + y -z = 5\\3x + 3y - z = 10\end{cases}[/tex3] é:
a) indeterminado com uma variável livre
b) indeterminado com duas variáveis livres
c) homogêneo
d) impossível
e) determinado
Eu compreendi que é indeterminado uma vez que o determinante dos coeficientes é 0 e Dx, Dy e Dz também são 0, mas não entendi o conceito de variável livre.
Desde já, muito obrigado !
Editado pela última vez por danessa em 10 Jun 2013, 16:52, em um total de 1 vez.
Para começar, Escrevemos a matriz total e a escalonamos: [tex3]\left(\begin{array}{cccc} 1 & -1 & -1 & 0\\ 2 & 1 &-1 &5\\ 3 & 3 & -1 & 10\end{array}\right)\,\,\,\,\,\,\,\Rightarrow\,\,\,\,\,\,\left(\begin{array}{cccc} 1 & -1 & -1 & 0\\ 0 & 3 & 1 & 5\\ 0 & 0 & 0 & 0\end{array}\right)[/tex3]
Com isso, podemos rescreever o sistema da seguinte forma: [tex3]\begin{cases}x-y-z=0\\3y+z=5\end{cases}[/tex3]
Perceba que se torno um sistema indetermidado, já que há três variavel e duas equações. Porém usando uma váriavel livre podemos criar uma solução em função dessa variável. Garanto que pode ser qualquer uma. Irei colocar a variável [tex3]z[/tex3] livre.
Editado pela última vez por jrneliodias em 15 Jun 2013, 18:58, em um total de 1 vez.
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
indeterminado em sistemas [tex3]2\times 2[/tex3] é quando as informações trazidas pelas equações são "figurinha repetida". Ou seja, uma equação é igual à outra multiplicada por uma constante.
Pois é Alexandre realmente existem casos em que a regra de Cramer não funciona. Mas existem outras maneiras de discussão de sistemas. No site rumoaoita existe um artigo falando de um método de discussão de sistemas (Teorema de Rouché - Capelli)....