Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Encontre o volume do sólido [tex3]S[/tex3] descrito:
Uma pirâmide com altura [tex3]h[/tex3] e base triangular equilátera com lado [tex3]a[/tex3] (um tetraedro).
Obs: como no título, deve ser calculado com integrais.
Resposta
[tex3]\frac{\sqrt{3}}{12}a^2h[/tex3]
Editado pela última vez por cajuADMIN em 09 Nov 2024, 00:55, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
"É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo,mesmo expondo-se ao insucesso,do que ficar na fila dos pobres de espírito,que nem gozam muito nem sofrem muito,por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota" F. Roosevelt
Colocando o tetraedro com o eixo y passando pelo baricentro (que passa pela origem) e o vértice.
Pegue uma fatia desse tetraedro com área da base igual a um triângulo equilátero de lado [tex3]x[/tex3] a uma distância [tex3]y[/tex3] do vértice.
Pela semelhança: [tex3]\frac{h}{a}=\frac{y}{x}[/tex3] [tex3]x=\frac{ay}{h}[/tex3]
A área da fatia vale: [tex3]A=\frac{x^2 \sqrt{3}}{4}=\frac{a^2 y^2\sqrt{3}}{4h^2}[/tex3]
Calcular o volume do sólido obtido pela rotação da região limitada pelas curvas [tex3]y = 1 + \text{sec}x[/tex3] e[tex3]y = 3[/tex3] em torno de [tex3]y = 1[/tex3].
Calcule o volume do sólido obtido pela rotação da região limitada pelas curvas [tex3]x = y^2[/tex3] e [tex3]x = 1[/tex3] em torno de [tex3]x = 1[/tex3]
Calcule o volume do sólido obtido pela rotação da região limitada pelas curvas [tex3]y = x^2[/tex3] e [tex3]x = y^2[/tex3] em torno de [tex3]x = -1[/tex3]
É uma pergunta bem simples e até boba eu acredito. Mas eu pesquisei e estou um pouco confuso na parte relacionada aos volumes calculados através de integral. O que eu gostaria de saber e que não ficou claro para mim onde li sobre a...
Encontre o volume do sólido obtido pela rotação, em torno da reta x = 1,
da região sobre a curva [tex3]y=x\sqrt{1-x^{2}}, [/tex3] onde [tex3]0\leq x\leq 1.[/tex3]
[tex3]\text{Assim, }y \text{ é crescente entre } 0 \text{ e } \frac{\sqrt2}2 \text{ e decrescente entre } \frac{\sqrt2}2 \text{ e } 1. \text{ Segue o esboço do gráfico: }[/tex3]...