Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Você tem a certeza que o enunciado que postou está correto ? O índice da raiz é mesmo três ? Ou seja, raiz cubica ? [tex3]y=\sqrt[3]{\frac{3}{x^2}}[/tex3].
Repare que você dá como solução: -2 Raiz (5ª) de 3 etc.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 09 Abr 2025, 06:54, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
estou muito triste, estou deprimido. odeio matemática porque tenho muita dificuldade. "Estudar com ódio até meus dedos sangrarem de tanto fazer exercício, eis o caminho para a libertação"
Consegui chegar na sua solução. Mas fazendo uma alteração do enunciado de raiz cúbica para (raiz 5ª). Pois só assim a solução que você postou se concretiza.
Das duas uma. Ou você se enganou ao transcrever o enunciado aqui para o fórum, e trocou o 5 por um 3, ou o enunciado ou a solução do livro de onde você sacou a questão estão erradas.
Mas vamos admitir, que você ao digitar, inadvertidamente cometeu um pequeno lapso, e trocou o 5 por um 3. Acontece a qualquer um.
[tex3]f(x) = y= \sqrt[5]{\frac{3}{x^2}}[/tex3]
Dada a expressão genérica [tex3]y=u^m[/tex3] que representa uma potência. E sendo qualquer raiz transformável em potência, a fórmula a aplicar para a resolução da sua derivada é dada por:
[tex3]y^,= m\cdot u^{m-1}\cdot u^,[/tex3]
Mas, dado que temos um quociente como radicando, e a sua derivada [tex3]u^`[/tex3] entra na fórmula, dada acima, temos que a encontrar. Para tal, vamos fazer uso da regra da derivada do quociente.
No radicando temos o quociente [tex3]\frac{3}{x^2}[/tex3]. Representemos este quociente pela expressão genérica: [tex3]y=\frac{u}{v}[/tex3]
A fórmula para a sua derivada é dada por:
[tex3]y^,=\frac{v\cdot u^,-u\cdot v^,}{v^2}[/tex3]. Aplicando os valores concretos a esta fórmula temos:
[tex3]y^, = \frac{x^2\cdot 0-3(2x)}{(x^2)^2}[/tex3]. Efetuando os cálculos obtemos [tex3]y'=-\frac{6}{x^3}[/tex3].
Podemos agora desenvolver a fórmula para a derivada de uma potência ou raiz: [tex3]y'=m\cdot u^{m-1}\cdot u^,[/tex3]
Seja então:[tex3]f(x)=y=\sqrt[5]{\frac{3}{x^2}}[/tex3]
Transformando em potência temos:
[tex3]y=\(\frac{3}{x^2}\)^{\frac{1}{5}}[/tex3]
Aplicando os valores da função à fórmula e desenvolvendo vem:
Abraço
_________________________________________________________________________________________
Tentar não é conseguir. Mas todos os que conseguiram tentaram.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 09 Abr 2025, 07:08, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
utilizando as regras de derivação simples, considere as seguintes afirmações:
I) Se [tex3]g(t)= sen(t) [/tex3] então [tex3]g'(t)= - cos(t)[/tex3]
II) Se [tex3]f(t)=t²cos(t)-e^{t}[/tex3] então [tex3]f'(t)=-t²sen(t)+2tcos(t)-e^{t}[/tex3]
III) Se...
Obtenha a velocidade e a aceleração de um ponto material que percorre um segmento de reta obedecendo à equação horária s=a.e-1 .cos(t), com a E R. (Unid S .I) Eu fiz, mas deu bem diferente desse gabarito. Alguém pode ver se tá errado msm?
Olá. Vou começar estudar taxas relacionadas na disciplina de cálculo.
Logo vi que é necessário ter claro em mente a derivação implícita.
Minha dúvida é se: a Derivação Implícita é a mesma coisa que Derivação Inversa?
Olà!
A resposta é não!
Derivação implicita aplica-se usualmente quando não é possivel expressar y em função de x
Ex:[tex3]\sqrt{y}+\sqrt[3]{y}+\sqrt[4]{y}+x+2=0[/tex3]
A derivaçao inversa é usada para [tex3]f^{-1}(x)[/tex3] que é a inversa de f(x)
Estava aqui revisando todo o conteúdo da Matemática do Ensino Fundamental e vi algumas contas com sinais diferentes. Nunca tive problema com eles(sinais) em contas mais complexas, pois sabia como era ( + - = - ; - - = + ), mas nessas contas apenas...
Aprendiz voce fez certo , sempre tente esclarecer suas dúvidas, pois nem sempre os livros apresentam tudo 100% correto , as vezes podem haver erros nas digitações.