Física I ⇒ Corrente eléctrica induzida
- Cientista Offline
- Agradeceu: 698 vezes
- Agradeceram: 199 vezes
- Contato:
Set 2013
12
15:38
Corrente eléctrica induzida
Aproximando ou afastando um íman de uma espira condutora rectangular( embora eu tenha desenhado um quadrado,rsrs), a varição do fluxo de indução magnetica, determina o aparecimento de uma corrente eléctrica induzida:
Eu nao consegui perceber o exercicio, outra coisa é qual a diferença quando indicam oque está a sair e oque está a entrar?
Editado pela última vez por Cientista em 12 Set 2013, 15:38, em um total de 1 vez.
Força e bons estudos!
- micro Offline
- Agradeceu: 336 vezes
- Agradeceram: 63 vezes
Set 2013
12
19:46
Re: Corrente eléctrica induzida
Seu português é de portugual? Aqui é fórum brasileiro.
A flecha no imã indica o sentido do deslocamento do imã
A flecha na espira indica o sentido da corrente elétrica.
o Vetor BA indica o sentido para a esquerda.
O Vetor CD indica o sentido para a direita.
Isso é muito intuitivo e óbvio, não deu pra perceber? Parece até matemático que quer saber por menores.
Saiba que isso é exercicio de física, não é geometria analítica
A flecha no imã indica o sentido do deslocamento do imã
A flecha na espira indica o sentido da corrente elétrica.
o Vetor BA indica o sentido para a esquerda.
O Vetor CD indica o sentido para a direita.
Isso é muito intuitivo e óbvio, não deu pra perceber? Parece até matemático que quer saber por menores.
estou muito triste, estou deprimido. odeio matemática porque tenho muita dificuldade. "Estudar com ódio até meus dedos sangrarem de tanto fazer exercício, eis o caminho para a libertação"
- Cientista Offline
- Contato:
Set 2013
12
20:39
Não Micro, eu não sou de Portugal, eu sou de Moçambique(África) podes pesquisar na net para conhecer mais a minha região se quiser
, e sim sei que este é um Forúm Brasileiro
Já percebi tudo, na verdade postei este exercicio antes de ter estudado, depois que dei uma revisada percebi que a resoluçao é simples, o meu Prof. disse que a matéria exige muita imaginaçao e é um pouco deficil entre aspas, então fiquei descordenado, entao pensei irei precisar muitos exercicios resolvidos para encarar, depois dei uma revisada em geral e percebi! Mas nesse exercicio ele diz para determinar o aparecimento de uma corrente eléctrica? Se voce reparar a primeira figura sim, concordo o sentido induzido é mesmo esse, mas a segunda já não, não é verdadeiro, o correcto seria se o sentido fosse para cima e como sai do sul e está entrando para o norte, ele vai estar entrando, como é indução ele estará sair então o sentido estará indo para cima e não para baixo, o que voce acha Doutor Micro?
Força e bons estudos!
- micro Offline
Set 2013
12
20:59
está enganado. a linha sai do norte e entra no sul. Como o imã está entrando na bobina então o sentido da corrente está correto.
Creio que para entender esse tipo de exercício não é fazer muitos exercícios, e sim compreender bem a definição, tendo bastante imaginação visual. Tente procurar algum vídeo ou animação mostrando as linhas de indução agindo na bobina durante sua aproximação, talvez fique mais fácil do que por desenho pra entender. Se existir alguma animação 3D ensinando seria bem explicativo pois é difícil explicar com palavras.
Ao invés de usar Geogebra tente Autocad ou outro similar por ser 3D. É muito mais fácil. Eletromagnetismo utiliza o plano 3D e não dá pra explicar em 2D
Creio que para entender esse tipo de exercício não é fazer muitos exercícios, e sim compreender bem a definição, tendo bastante imaginação visual. Tente procurar algum vídeo ou animação mostrando as linhas de indução agindo na bobina durante sua aproximação, talvez fique mais fácil do que por desenho pra entender. Se existir alguma animação 3D ensinando seria bem explicativo pois é difícil explicar com palavras.
Ao invés de usar Geogebra tente Autocad ou outro similar por ser 3D. É muito mais fácil. Eletromagnetismo utiliza o plano 3D e não dá pra explicar em 2D
estou muito triste, estou deprimido. odeio matemática porque tenho muita dificuldade. "Estudar com ódio até meus dedos sangrarem de tanto fazer exercício, eis o caminho para a libertação"
- Cientista Offline
- Contato:
Set 2013
12
21:12
Não estou apanhando na net, voce tem alguma referencia?
Força e bons estudos!
- micro Offline
Set 2013
12
21:13
- Cientista Offline
- Contato:
Set 2013
12
21:20
É complicado a sua instalação... Como voce instalou?
Força e bons estudos!
- micro Offline
Set 2013
12
21:36
nunca usei, mas meu professor disse que faz animação 3D como outros programas que fazem simulação por computador. Se está difícil tenta aprender mexer no Autocad3D, porém é pago mas você pode pegar pirata na internet
- Cientista Offline
- Contato:
Set 2013
12
21:47
Ok Micro, vamos finalizar então, o que voce acabou de me dizer, dá-me a entender que estas situaçoes abaixos sempre vam acontecer:
Nao importa se em cima do íman indicar o sentido ?
Editado pela última vez por Cientista em 12 Set 2013, 21:47, em um total de 1 vez.
Força e bons estudos!
- micro Offline
Set 2013
12
21:56
o sentido do movimento do imã importa sim, porque o sentido da corrente depende do sentido do movimento, pois a corrente nada mais é do que uma indução da variação do fluxo magnético, que varia em função de seu deslocamento.
Quanto mais o imã se aproxima da espira, mais varia seu fluxo magnético. Você não vai entender isso varia sem saber Cálculo 4, creio que é derivada parcial.
você está com problema pra compreender a lei de Lenz. Claro que aprender a mexer no Autocad3D só pra fazer uma simulação 3D pra entender a lei de Lenz é um absurdo, porém pode muito bem vender a animação pra fins educacionais. Ninguém entende física, dá pra ganhar dinheiro em cima disso amigo.
Pense no [tex3]\$\$[/tex3] que a computação pode te proporcionar
Estudar física fazendo desenho no Paint ou geogebra é muito primitivo, estamos na era 3D. Os físicos, tecnicos e engenheiros usam computador direto fazendo simulação, creio que é a melhor forma de entender física é na prática. Teoria é só pra quem tem QI 200 pra imaginar. Estudar computação gráfica ajuda.
Quanto mais o imã se aproxima da espira, mais varia seu fluxo magnético. Você não vai entender isso varia sem saber Cálculo 4, creio que é derivada parcial.
você está com problema pra compreender a lei de Lenz. Claro que aprender a mexer no Autocad3D só pra fazer uma simulação 3D pra entender a lei de Lenz é um absurdo, porém pode muito bem vender a animação pra fins educacionais. Ninguém entende física, dá pra ganhar dinheiro em cima disso amigo.
Pense no [tex3]\$\$[/tex3] que a computação pode te proporcionar
Estudar física fazendo desenho no Paint ou geogebra é muito primitivo, estamos na era 3D. Os físicos, tecnicos e engenheiros usam computador direto fazendo simulação, creio que é a melhor forma de entender física é na prática. Teoria é só pra quem tem QI 200 pra imaginar. Estudar computação gráfica ajuda.
Editado pela última vez por micro em 12 Set 2013, 22:06, em um total de 2 vezes.
-