Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Olá Idossantos,
Primeiramenta façamos o m.m.c para o primeiro-m.m.c[tex3](1;1-x)[/tex3] e para o segundo-m.m.c[tex3](1;x-1)[/tex3]. Resolvamos o primeiro depois o segundo, após isso iremos fazer a intersecção, assim teremos: [tex3]2x-5\leq -2.(1-x)\rightarrow 2x-5\leq -2+2x\rightarrow x\leq 0[/tex3]. Agora façamos o segundo, assim teremos: [tex3]x^{2}+x+3>x.(x-1)\rightarrow x^{2}-x^{2}+x+x>-3\rightarrow 2x>-3\rightarrow x>-\frac{3}{2}[/tex3]. Agora fazendo a intersecção teremos [tex3]\boxed{x\in ]-\frac{3}{2};0]}[/tex3]
Editado pela última vez por cajuADMIN em 29 Mar 2025, 22:48, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Reveja o enunciado e o gabarito, pois os dois não batem.
Cientista,
Sua resposta também não está certa. Não se deve resolver inequações da mesma forma que se faz com equações. Em alguns casos pode dar certo; em outros, não. Substitua [tex3]x[/tex3] por alguns valores do seu intervalo e verá que sempre alguma das duas equações não será verdadeira.
Para que [tex3]\frac{2x+3}{x-1}[/tex3] seja maior do que zero, devemos ter:
[tex3]2x+3>0\text{ e }x-1>0\rightarrow x>1[/tex3]
ou [tex3]2x+3<0\text{ e }x-1<0\rightarrow x<\frac{-3}{2}[/tex3]
Para que a primeira equação seja sempre verdadeira, [tex3]x[/tex3] deve ser menor do que 1.
Para que a segunda equação seja sempre verdadeira, [tex3]x[/tex3] deve ser menor do que [tex3]\frac{-3}{2}[/tex3] ou maior do que 1.
Fazendo a interseção dos intervalos, de modo a atender o sistema, temos que [tex3]x[/tex3] deve ser menor do que [tex3]\frac{-3}{2}[/tex3].
Editado pela última vez por cajuADMIN em 29 Mar 2025, 22:48, em um total de 2 vezes.
Veja que, nesse caso, a resposta está incompleta, pois, se [tex3]x[/tex3] for negativo, [tex3]\frac{1}{x}[/tex3] será menor do que zero.
A forma adequada (não sei se existe outra) de se resolver esse tipo de inequação é transformando-a em uma inequação-quociente, ou seja, uma inequação que esteja em uma das seguintes formas:
[tex3]\frac{f(x)}{g(x)}>0[/tex3], [tex3]\frac{f(x)}{g(x)}\geq0[/tex3], [tex3]\frac{f(x)}{g(x)}<0[/tex3] ou [tex3]\frac{f(x)}{g(x)}\leq0[/tex3]
Assim, segundo essa técnica, a inequação proposta é resolvida da seguinte forma:
Percebi! Acho que devo mostrar isso ao meu Professor, porque inequações nunca resolvi-as assim! Quanto a parte dos denominadores, nós temos que aplicar a condição de existência(dominio) deles? Ou apenas usamos a desigualidade dessa inequação?
Com certeza. Sempre devemos verificar as condições de existência de um denominador. No entanto, como, no exemplo dado, procuramos os valores de [tex3]x[/tex3] para os quais a inequação é apenas maior do que zero, os valores que fazem com que o denominador seja nulo são automaticamente descartados.
Para x>0 real prove que x+[tex3]\frac{4}{x} \geq 4[/tex3]. Em seguida, utilize esse fato para resolver no conjunto dos reais positivos o sistema de equações [tex3]\begin{cases}
x+\frac{4}{y}=\frac{5y}{4} \\
y+\frac{4}{z}=\frac{5z}{4} \\
z+\frac{4}{x}=\frac{5x}{4}
\end{cases}[/tex3]...
acho que sem usar a desigualdade fica mais fácil [tex3]4xy + 16 = 5y^2[/tex3] [tex3]4yz + 16 = 5z^2[/tex3] [tex3]4zx + 16 = 5x^2[/tex3]
ai agora se a gente subtrair a gente cancela o 16 e fica com uma diferença de quadrados [tex3]5z^2-5x^2 = 4yz-4zx[/tex3]...
Sejam [tex3]a[/tex3] e [tex3]b[/tex3] números reais distintos tais que [tex3]\frac{a}{b}+\frac{a+10b}{b+10a}=2[/tex3]. O valor de [tex3]\frac{a}{b}[/tex3] é igual a
Oi Yuri, da uma olhada no site http://www.estantevirtual.com.br
É um banco de dados de sebos,muito legal o site.
Eu vi esse site nas propagandas que apareceram do lado do fórum quando eu fui ver a tua mensagem.Adorei o site
Olá, alguém poderia me ajudar a resolver este exercício:
"Dados A e B conjuntos tais que n(A) = 4, n(B) = 5, e n([tex3]A\cap\ B[/tex3]) = 3, determine o numero de subconjuntos de [tex3]A\cup\ B[/tex3]
A resposta é 64, mas não consegui chegar no raciocínio correto