Pré-Vestibular ⇒ (PUC-CAMP) Matriz Tópico resolvido
- edificadora Offline
- Contato:
Mar 2009
23
12:25
(PUC-CAMP) Matriz
No conjunto das matrizes nxm (n [tex3]\neq[/tex3] m), considere as seguintes afirmações:
I. Se A é uma matriz de M, sempre estará definindo o produto A.A.
II. Se A é uma matriz de M, a sua transposta não o será.
III. A soma de duas matrizes de M pode não pertencer a M.
Concluímos que:
a) somente II é verdadeira.
b) I e II são verdadeira.
c) todas são falsas.
d) somente I é falsa.
e) n.d.a.
I. Se A é uma matriz de M, sempre estará definindo o produto A.A.
II. Se A é uma matriz de M, a sua transposta não o será.
III. A soma de duas matrizes de M pode não pertencer a M.
Concluímos que:
a) somente II é verdadeira.
b) I e II são verdadeira.
c) todas são falsas.
d) somente I é falsa.
e) n.d.a.
Editado pela última vez por edificadora em 23 Mar 2009, 12:25, em um total de 1 vez.
|EDIFICADORA|
- Natan Offline
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 96 vezes
Mar 2009
24
16:40
Re: (PUC-CAMP) Matriz
Olá,
I-F
aqui basta apresentar um exemplo de um produto que não seja possível, mesmo que os elementos envolvidos sejam ambos do grapo M, por exemplo:
[tex3]A_{2x3}[/tex3] e [tex3]B=1x2.[/tex3] Ambas pertencem a M, visto que [tex3]n \neq m,[/tex3] porém o produto não é possível.
II-F
a única condição para que uma matriz pertença a M é que [tex3]n \neq m[/tex3] então peguemos uma matriz genérica desse conjunto: [tex3]X_{mxn},[/tex3] então sua transposta é [tex3]X^{t}_{nxm}.[/tex3] Se [tex3]X\, \in\, M[/tex3] então [tex3]m \neq n[/tex3] e a recíproca também é verdadeira.
III-F
impossível pois a soma só é possivel se ambas forem de mesma ordem [tex3]mxn,[/tex3] que obviamente irá gerar uma matriz de mesma ordem das somadas.
I-F
aqui basta apresentar um exemplo de um produto que não seja possível, mesmo que os elementos envolvidos sejam ambos do grapo M, por exemplo:
[tex3]A_{2x3}[/tex3] e [tex3]B=1x2.[/tex3] Ambas pertencem a M, visto que [tex3]n \neq m,[/tex3] porém o produto não é possível.
II-F
a única condição para que uma matriz pertença a M é que [tex3]n \neq m[/tex3] então peguemos uma matriz genérica desse conjunto: [tex3]X_{mxn},[/tex3] então sua transposta é [tex3]X^{t}_{nxm}.[/tex3] Se [tex3]X\, \in\, M[/tex3] então [tex3]m \neq n[/tex3] e a recíproca também é verdadeira.
III-F
impossível pois a soma só é possivel se ambas forem de mesma ordem [tex3]mxn,[/tex3] que obviamente irá gerar uma matriz de mesma ordem das somadas.
Editado pela última vez por Natan em 24 Mar 2009, 16:40, em um total de 1 vez.
- edificadora Offline
- Contato:
Abr 2009
01
16:39
oi Natan,
Gostaria que você me explicasse melhor a 1ª proposição.
(Não postei o gabarito por achar que ele estivesse errado: no gabarito consta que resposta certa é letra A.)
Gostaria que você me explicasse melhor a 1ª proposição.
(Não postei o gabarito por achar que ele estivesse errado: no gabarito consta que resposta certa é letra A.)
Editado pela última vez por edificadora em 01 Abr 2009, 16:39, em um total de 1 vez.
|EDIFICADORA|
- Natan Offline
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 96 vezes
Abr 2009
01
21:38
O cara disse que o conjunto [tex3]M[/tex3] é o conjunto das matrizes que tem número de linhas diferente do número de colunas certo?, ai na primeira proposição ele afirmou que se duas matrizes pertencem ao grupo [tex3]M[/tex3](ou seja satisfaz a condição que eu disse acima) então o produto deles é SEMPRE possível, o que não ocorre, como provar isso?, exibindo um caso que se emcaixe no que ele disse mas que não satisfaz o que ele afirmou, foi o que fiz: apresentei duas matrizes que tem número de linhas diferente do número de colunos, mas o produto não é definido.
Beleza então?, se sim bem, se não grite que eu to aqui..., valeu!
Beleza então?, se sim bem, se não grite que eu to aqui..., valeu!
Editado pela última vez por Natan em 01 Abr 2009, 21:38, em um total de 1 vez.
- edificadora Offline
- Contato:
Abr 2018
13
17:46
Com todo respeito ao Natan,mas o gabarito da minha apostila também bate letra A(somente a II é verdadeira).
Penso eu que o exercício define um conjunto M: n e m são números de linhas e colunas,respectivamente,desse conjunto.
Por exemplo:
n=2 e m=3 => M(aij)2x3(LEI DE FORMAÇÂO DO CONJUNTO M)
Um exemplo de matriz que [tex3]\in [/tex3] M é a matriz X(uma matriz qualquer)
X(bij)2x3=> XT(transposta de X) vai ser 3x2;
Logo 3x2 [tex3]\notin [/tex3] a M.
Obs.: aij e bij são elementos quaisquer .
Se eu estiver errado,corrija-me .
Penso eu que o exercício define um conjunto M: n e m são números de linhas e colunas,respectivamente,desse conjunto.
Por exemplo:
n=2 e m=3 => M(aij)2x3(LEI DE FORMAÇÂO DO CONJUNTO M)
Um exemplo de matriz que [tex3]\in [/tex3] M é a matriz X(uma matriz qualquer)
X(bij)2x3=> XT(transposta de X) vai ser 3x2;
Logo 3x2 [tex3]\notin [/tex3] a M.
Obs.: aij e bij são elementos quaisquer .
Se eu estiver errado,corrija-me .
-