• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

GramáticaConjugação do verbo Tópico resolvido

RypKai Offline
Pleno
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Jul 2024 18 12:12

Conjugação do verbo

Mensagem por RypKai »

(USCS 2023) Em “Guarda isso”, a conjugação do verbo na terceira pessoa do singular resulta em

(A) “Guarde isso”.
(B) “Guardai isso”.
(C) “Guardem isso”.
(D) “Guardas isso”.
(E) “Guardeis isso”.
Resposta

A
Olá amigos! Embora se trate de um conceito simples, eu não entendi porque a alternativa (a) está correta. Pois, a frase "'ele/ela guarde isso" pareceu-me um pouco estranha, concordam?
lmtosta Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 74 vezes
Jul 2024 20 11:03

Re: Conjugação do verbo

Mensagem por lmtosta »

RypKai,

"Ele/ela guarda isso" equivale à terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo!!!!!!!!!!!

É uma situação de indicação, de apontamento!!!!!!!!!

Agora, veja que o "guarda isso" expresso no enunciado, também pode ter um sentido coloquial de ordem, de mando, de autoridade, como quando nossa mãe diz: "guarda isso guri, se não você vai apanhar", por exemplo!!!!!!!!!!

Neste sentido, no modo imperativo, adequando esse "guarda isso" à norma culta da Língua Portuguesa, temos a conjugação do verbo por pessoa como segue:
1ª pessoa singular) ------------
2ª pessoa singular) Guarde tu
3ª pessoa singular) Guarde você
1ª pessoa plural) Guardemos nós
2ª pessoa plural) Guardai vós
3ª pessoa plural) Guardem vocês

Como se trata da terceira pessoa do singular, temos "Guarde você" e o equivalente a isso seria "Guarde você isso", ou apenas "Guarde isso"!!!!!!!!!!

Letra A!!!!!!!!!
RypKai Offline
Pleno
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Jul 2024 20 19:58

Mensagem por RypKai »

lmtosta escreveu: 20 Jul 2024, 11:03 RypKai,

"Ele/ela guarda isso" equivale à terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo!!!!!!!!!!!

É uma situação de indicação, de apontamento!!!!!!!!!

Agora, veja que o "guarda isso" expresso no enunciado, também pode ter um sentido coloquial de ordem, de mando, de autoridade, como quando nossa mãe diz: "guarda isso guri, se não você vai apanhar", por exemplo!!!!!!!!!!

Neste sentido, no modo imperativo, adequando esse "guarda isso" à norma culta da Língua Portuguesa, temos a conjugação do verbo por pessoa como segue:
1ª pessoa singular) ------------
2ª pessoa singular) Guarde tu
3ª pessoa singular) Guarde você
1ª pessoa plural) Guardemos nós
2ª pessoa plural) Guardai vós
3ª pessoa plural) Guardem vocês

Como se trata da terceira pessoa do singular, temos "Guarde você" e o equivalente a isso seria "Guarde você isso", ou apenas "Guarde isso"!!!!!!!!!!

Letra A!!!!!!!!!
Oi lmtosta, muito obrigado!!!
Sempre me salvando nas questões de Português.
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 165 vezes
Jul 2024 20 20:03

Mensagem por FelipeMartin »

Na verdade o verbo guardar está no imperativo e não no indicativo como o nosso colega indicou.

"Guarda!" É imperativo de segunda pessoa singular: "Tu guarda isso!", "Tu olha isso", "Tu cuida bem disso".

Veja que no indicativo da segunda pessoa, teríamos "tu guardaS" e da terceira "ele/você guarda" (então se fosse o indicativo, já estaria na terceira pessoa). Ele até percebeu que o verbo indica uma ordem, mas como o brasileiro eliminou o "tu" da língua (exceto no imperativo), ele não percebeu o modo do verbo.

O imperativo da terceira pessoa sim termina com "e": "ele/você guarde isso". Podes conferir o imperativo neste link:

https://www.conjugacao.com.br/verbo-guardar/
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
lmtosta Offline
2 - Nerd
Jul 2024 21 08:16

Mensagem por lmtosta »

FelipeMartin,

Se você for reler minha resposta com bastante cuidado, verá que eu afirmei se tratar justamente do modo imperativo em sua terceira pessoa!!!!!!!!!

Quando falei do modo indicativo, me referi à interpretação que ele teve de início!!!!!!!!!!

Adotei a estratégia de explicar a questão para ele, partindo da resposta e análise dele, que era no modo indicativo, não condizente com o enunciado da questão!!!!!!!!!!

Porém, na sequência, veja que adotei o modo imperativo e até o conjuguei, linha por linha, para explicar minhas colocações!!!!!!!!!

Se errei de alguma maneira, foi na estratégia escolhida para explicar a questão usando meu ponto de vista!!!!!!!!!

Não errei tecnicamente!!!!!!!!!!

A "zona cinzenta" que posso ter criado entre indicativo e imperativo pode ser por conta de algumas similaridades de colocação!!!!!!!!!!

Daí achei interessante partir do indicativo exposto pelo autor da questão e me dirigir ao imperativo (que é o correto) ao longo do desenvolvimento do raciocínio!!!!!!!!!

Em momento nenhum falei ou dei a entender que a resposta seria o verbo no modo indicativo!!!!!!!!!

Por gentileza, releia minha resposta antes de quaisquer conclusões!!!!!!!!!
lmtosta Offline
2 - Nerd
Jul 2024 21 08:18

Mensagem por lmtosta »

FelipeMartin,

Até porque "Ele/ela guarda isso" foi a frase de interpretação do autor do tópico (no modo indicativo), e não a frase de origem, do enunciado, "Guarda isso". Esta última, do enunciado, sim, no modo imperativo!!!!!!!!!!
lmtosta Offline
2 - Nerd
Jul 2024 21 08:24

Mensagem por lmtosta »

Apenas iniciei com a frase errada dele, no modo indicativo, e corrigi para a frase correta, no modo imperativo!!!!!!!!!

Particularmente, não gosto de afirmar que ele iniciou com uma frase errada, no modo indicativo, pois é chato e deselegante!!!!!!!!!

Se eu falasse que ele começou com a frase errada (modo indicativo) e o certo seria "Guarde isso" (modo imperativo), você não estaria achando que errei de alguma maneira!!!!!!!!!

Mas não costumo falar que alguém errou ou se equivocou, de alguma maneira!!!!!!!!!

Não gosto dessa postura. Além de chato, é desnecessário!!!!!!!!!!
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 165 vezes
Jul 2024 21 11:56

Mensagem por FelipeMartin »

lmtosta, você está correto, eu li tua resposta com pressa e vi que a conjugação no imperativo está esquisita: "guarde tu" não é o correto no imperativo. O certo é "guarda tu". Realmente eu confundi a interpretação do autor com a tua explicação por conta dessa conjugação. Peço-te perdão, evitarei esse tipo de julgamento apressado futuramente.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
lmtosta Offline
2 - Nerd
Jul 2024 21 13:57

Mensagem por lmtosta »

FelipeMartin,

Tranquilo.

De fato, dei uma escorregada quanto ao "guarde tu" mesmo!!!!!!!!!

Neste ponto me equivoquei e agradeço pelo alerta!!!!!!!!!!

Grande Abraço!!!!!!!!!!
Responder