Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um automóvel está em movimento circular e uniforme com velocidade escalar v, numa pista sobrelevada de um ângulo [tex3]\theta[/tex3] em relação à horizontal. Sendo [tex3]\mu[/tex3] o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista, R o raio da trajetória e g a intensidade do campo gravitacional, determine o valor máximo de v, de modo que não haja deslizamento lateral do veículo.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 08 Abr 2018, 17:31, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
Gente, estou tendo muita dificuldade em achar certinho os ângulos envolvidos nessa questão.Ao decompor a Fat e a normal, estou confundindo em quem tem o cosseno e o seno do ângulo.
Poderiam me ajudar a achar o ângulo de maneira simples e sem complicação?
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt
Fiz uns desenhos pra tentar ajudar no entendimento da explicação do FilipeCaceres.
Na direção da normal: [tex3]N=\overbrace{mg\cos\theta}^{\text{vetor vermelho}\\\text{da fig. de cima}}+\underbrace{\frac{mv^2}{R}\sen \theta}_{\text{vetor vermelho}\\\text{da fig. de baixo}}[/tex3]
carro.png (16.85 KiB) Exibido 2087 vezes
carro2.png (16.64 KiB) Exibido 2087 vezes
Na direção da "tangente" (na mesma direção da rampa): [tex3]\overbrace{\mu N+mg\sen\theta}^{\text{vetor verde}\\\text{da fig. de cima}} =\underbrace{\frac{mv^2}{R}\cos \theta}_{\text{vetor verde}\\\text{da fig. de baixo}}[/tex3]
Acho que as imagens podem dar uma luz para você. Se tiver mais dúvidas, pergunte aqui novamente. Vamos matar essa questão!
Grande abraço,
Prof. Caju
"A beleza de ser um eterno aprendiz..." Youtube:@profcaju
Primeiramente, vamos ao princípio da ideia: 2ª Lei de Newton.
O Princípio Fundamental da Dinâmica afirma que: Um ponto que não é bem detalhado é que a aceleração que aparece na fórmula da 2ª Lei de Newton é a aceleração vetorial...
O raio de uma curva ferroviaria é de [tex3]\mathrm{400 \, m}[/tex3] e um trem deve percorrê-la com a velocidade [tex3]\mathrm{v = 72 \, km/h.}[/tex3] De quanto deve estar elevado o trilho externo para reduzir a um mínimo a força para fora sobre ele...
Gente, nem atrito foi mencionado na questão. Não seria muita "forçação de barra" respondê-la usando atrito? Por favor, não interpretem mal. Eu agradeço pela resposta, é porque eu não consegui encontrar um termo melhor. LOL. Tipo, soa meio estranho...
Um aro metálico circular e duas esferas são acopladas conforme ilustra a figura ao lado , as esferas dispõem de um furo diametral que lhes permite circular pelo aro. O aro começa a girar , a partir do repouso , em torno do diâmetro vertical...
Alguem pode me explicar pq nos extremos do diâmetro a força centrípeta não aponta pro centro da trajetória? Ela não aponta pro centro em qualquer caso?
(FATEC - SP) A figura a seguir mostra um pêndulo de peso P, preso a um fio inextensível. O pêndulo é abandonado do ponto A, no qual o fio se encontra na horizontal, e se movimenta para baixo, passando pelo ponto B, que é o ponto mais baixo da...
No ponto A, temos apenas energia potencial gravitacional: [tex3]E_a=mgh[/tex3]. Mas pelo desenho, h é igual a R, que é o raio da trajetória. Então [tex3]E_a=mgR[/tex3]. No ponto B a energia é totalmente cinética:...
No esquema a seguir, representa-se um pêndulo cônico operando em condições ideiais. A esfera pendular descreve movimento circular e uniforme, num plano horizontal, de modo que o afastamento angular do fio em relação à vertical é [tex3]\theta[/tex3]....
Como Natan disse: "fazer o desenho vc verá que um dos ângulos desse triângulo vale teta." Você encontra o triângulo fazendo o diagrama de corpo livre sobre a particula e depois é só aplicar a relação trigonométrica....