Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
(Ufes) Durante uma aula sobre constante de equilíbrio, um estudante realizou o seguinte experimento: em três tubos de ensaio numerados, colocou meia colher de chá de cloreto de amônio. Ao tubo 1, ele adicionou meia colher de chá de carbonato de sódio; ao tubo 2, meia colher de chá de bicarbonato de sódio e, ao tubo 3, meia colher de chá de sulfato de sódio. Em seguida, ele adicionou em cada tubo 2 mililitros de água e agitou-os para homogeneizar. Em qual dos tubos foi sentido um odor mais forte de amônia? Justifique.
Poderíamos tentar fazer muitos cálculos para chegar à resposta, mas note que na equação que representa a reação de hidrólise do íon carbonato, há maior quantidade de íons hidroxila liberados, já que a constante de hidrólise dessa reação é a maior de todas apresentadas. Com mais hidroxila há maior formação de hidróxido de amônio e maior a intensidade do odor.
Essa resposta está realmente correta? No meu livro, fornecido pelo cursinho, a resposta é Tubo 1, aqui no post, a resposta indicada é Tubo 2, alguém pode esclarecer?
Em um estudo sobre extração de enzimas vegetais para uma indústria de alimentos, o professor solicitou que um estudante escolhesse, entre cinco soluções salinas disponíveis no laboratório, aquela que apresentasse o mais baixo valor de pH. Sabendo...
Não sei se isso é permitido, mas minha dúvida é sobre os dados da questão e não a questão em si própria. Eu tenho os seguintes dados: Fórmula química do composto, massa molar do composto, ponto de solubilidade e seu Ka. E a questão está pedindo o pH...
E ai cara!
Segue abaixo um link de um infográfico que te explicará bem melhor que eu como ocorre o processo de obtenção do etanol a partir da celulose e derivados.