Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
A soma das coordenadas do ponto simétrico [tex3]A(1,2)[/tex3] em relação ao ponto [tex3]B(4,1)[/tex3] é.
a) [tex3]7[/tex3]
b) [tex3]6[/tex3]
c) [tex3]13[/tex3]
d) [tex3]11[/tex3]
e) [tex3]-6[/tex3]
Resposta
letra: a) 7
Alguém poderia me ajudar a entender essa questão, pois tenho uma dificuldade absurda quando a questão se refere a simetria. Não consigo resolvê-la por nada.
Agradeço desde já pela atenção.
Abraço !
Editado pela última vez por cajuADMIN em 26 Ago 2017, 21:31, em um total de 2 vezes.
Razão:TeX --> TeX3
Basta vermos o ponto B como um espelho. O que acontece nele? A distância entre [tex3]A[/tex3] e [tex3]B[/tex3] será igual a de [tex3]B[/tex3] e [tex3]C[/tex3]. Também notamos que [tex3]A[/tex3], [tex3]B[/tex3] e [tex3]C[/tex3] são colineares.
Considerando o segmento [tex3]AC[/tex3], [tex3]B[/tex3] é o ponto médio do segmento, logo, por razão e secção:
Desta forma, [tex3]x_C=7[/tex3] e [tex3]y_C=0[/tex3].
Espero ter ajudado, abraço.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 26 Ago 2017, 21:31, em um total de 2 vezes.
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
Olá, Jrneliodias.
Sempre que uma questão falar que um ponto é simétrico do outro, eu já posso dizer que eles são colineares ?
e Também não entendi, como você deduziu que o ponto B é o ponto médio do do seguimento AC ?
e também não entendi por que você igualou isso a 1. [tex3]\frac{AB}{CB}=1[/tex3]
e também não entendi qual foi o objetivo disso.. [tex3]\begin{cases}x_B-x_A=x_B-x_C \\ y_B-y_A=y_B-y_C\end{cases}[/tex3]
Poxa brother, talvez possa parecer que eu esteja querendo abusar da sua boa vontade de ajudar, com tantas perguntas sobre praticamente tudo o que você explicou, mas é sério eu tenho uma dificuldade absurda nisso. Tentei jogar os pontos no gráfico para ver se enxergava alguma coisa, mas não saiu nada.. : /
Calm down, mano. Vamos lá. Desenhando a situação, teremos:
as.png (20.67 KiB) Exibido 16239 vezes
[tex3]B[/tex3] é o nosso ponto de simetria, logo, ele é nosso espelho. Implica dizer que a distância [tex3]AB[/tex3] será simetricamente invertida em relação a [tex3]B[/tex3] originando o ponto [tex3]C[/tex3]. Note que graças a escala em tracejados claros, já podemos afirmar que [tex3]C = (7,0)[/tex3].
Só que essa solução não seria suficiente em uma prova. Então, entramos com a analítica. Devemos perceber que [tex3]AC[/tex3] é um segmento de reta e [tex3]B[/tex3] pertence a ela e equidista a mesma distância de [tex3]A[/tex3] e [tex3]C[/tex3], desta forma, [tex3]B[/tex3] é ponto médio de [tex3]AC[/tex3]. Assim:
Agora, pelas propriedades de Razão e secção na Analítica, se [tex3]B[/tex3] é ponto médio de [tex3]AC[/tex3] então ele também o será nas projeções do segmento nos eixos [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3].
Veja na figura que isso é claramente verdade. Com isso, podemos trabalhar no eixo x:
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
Entendi agora seu raciocínio, então só mais uma dúvida. Então eu poderia utilizar essa relação para qualquer tipo de exercício de simetria entre dois pontos ?
Essa relação aqui....> [tex3]x_C=2x_B-x_A[/tex3] [tex3]y_C=2y_B-y_A[/tex3]
Abraço !
A figura mostra uma sucessão infinita de triângulos equiláteros cujos lados são condutores homogêneos de seção transversal constante cuja resistência por unidade de comprimento vale λ. Nessa sequência, o lado de cada triângulo é o dobro do lado do...
Temos que a resistência é proporcional ao lado já que a resistência por unidade de comprimento [tex3]\lambda[/tex3] é constante. Analisando a linha equipotencial pontilhada podemos desconectar os três pontos da linha. Repare que a resistência...
No circuito abaixo, todos os resistores valem [tex3]2 \Omega[/tex3]. Sabendo que a corrente no resistor em destaque vale [tex3]2A[/tex3], quanto vale a tensão elétrica U fornecida pela bateria ?
A outra função é do tipo [tex3]g(x)=ax^2+bx+c[/tex3]. Se ela é simétrica à função [tex3]f(x)[/tex3] em relação à [tex3]y=3[/tex3], dado uma coordenada [tex3]x[/tex3], as coordenadas [tex3]y[/tex3] das duas funções possuem a mesma distância até...