• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Química GeralFormula estrutura da nitrato

juhhpacheco Offline
iniciante
Agradeceu: 2 vezes
Out 2013 09 17:17

Formula estrutura da nitrato

Mensagem por juhhpacheco »

Pessoal não estou entendendo a formula do ion nitrato :S
Como que o nitrogenio faz ligação com 3 oxigenios e ainda fica com carga negativa?
Pesquisei na net e achei um monte de formula diferente. Não sei qual é a correta :S
vi com 1ligação dupla com um O, 1 simples no O que ganhou eletron e, no outro O, e uma pontilhada. o que seria esse pontilhado. é a tal da dativa?

Meu objetivo é entender como que e possivel formar os compostos Ag2NO3 e AgNO3 :S
gabrielbpf Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 220 vezes
Out 2013 09 17:29

Re: Formula estrutura da nitrato

Mensagem por gabrielbpf »

Olá.

Você deve ter achado no máximo quatro formas diferentes de representar o nitrato de prata, do contrário viu representações erradas. Acontece que esse íon sofre ressonância, ou seja, devido à sua simetria, os elétrons da ligação pi, aqueles que estão em orbitais lateralmente ligados - e não frontalmente, como é o caso da ligação sigma -, são deslocalizados. Isso quer dizer que na realidade eles ficam se movimentando entre uma e outra posição possível, tornando a estrutura mais estável. Se quiser ver uma boa representação, pode olhar a página principal que fala sobre o Nitrato na wikipédia. Sei que é um site algumas vezes não confiável, mas neste caso, pode utilizá-lo. Depois volto para mais dúvidas, caso eu tenha mais o que dizer. Abraço.
Responder