Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Eu percebi que tem uma soma no numerador e um produto no denominador, logo tem alguma forma de eu resolve-la dizendo que esses log's são raízes de um polinômio ?
Se não tiver, tudo bem, só quero saber como se prossegue.
Agradeço desde já..
Editado pela última vez por BrunoCFS em 13 Jan 2014, 16:02, em um total de 1 vez.
Olá Bruno,
Eu resolvi usando uma máquina calculadora, então com base nas propriedades logaritmícas, podemos mudar para a base 2, de modo que nos possibilite mais nos cálculos, então usando a propriedade de mudança de base: [tex3]\boxed{\log _{b}{a}=\frac{\log _{c}{a}}{\log _{c}{b}}}[/tex3], então [tex3]\log _{2}x+\frac{\log _{2}x}{\log _{2}3}+\frac{1}{2}\cdot \log _{2}x=1[/tex3] Repara que [tex3]\boxed{\log _{p^c}a^{z}=\frac{z}{c}\cdot \log _{p}a}[/tex3] como tambêm [tex3]\log _{2}3=1,56=1,6[/tex3](Aproximação) logo [tex3]1,6=\frac{8}{5}[/tex3], então:
Consideremos [tex3]\boxed{\log _{2}x=y}[/tex3], substituindo teremos [tex3]y+\frac{y}{\frac{8}{5}}+\frac{1}{2}\cdot y=1[/tex3], logo tirámos que [tex3]\boxed{y=\frac{4}{13}}[/tex3], então [tex3]\frac{4}{13}=\log _{2}x\rightarrow x=\sqrt[13]{16}[/tex3].
Editado pela última vez por Cientista em 13 Jan 2014, 16:34, em um total de 1 vez.
Editado pela última vez por jrneliodias em 13 Jan 2014, 18:21, em um total de 1 vez.
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
Editado pela última vez por jrneliodias em 13 Jan 2014, 23:02, em um total de 1 vez.
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
Fala Oziel! Tudo bem irmão? Veja a resolução: Para essa igualdade ser verdade, temos que ter: [tex3]2^{0}=3^{0}[/tex3] Concorda? Veja que o expoente do lado direito é zero: [tex3]2.\log_{x}^{\sqrt{x}}-1=2.\frac{1}{2}.\log_{x}x-1=1-1=0[/tex3] Logo só...
Determine o valor de t para que a equação [tex3]4^{x}[/tex3]-([tex3]log_{e}^{t}[/tex3]+3)[tex3]2^{x} - log_{e}^{t}[/tex3]=0 admita duas raízes reais e distintas.