Olá
Thales Gheós,
marco_sx e
Doug, primeiramente gostaria de agradecer pela atenção de vocês.
Com relação a esta questão, eu retirei de um livro chamado: Tópicos de Física de uma parte que se chama: Para raciocinar um pouco mais, por isso eu não estava acreditando no valor que eu havia encontrado epostei no fórum. O gabarito acusa o valor de 1000Km/h.
Gostaria que vocês dessem uma olhada em uma resolução feita por um amigo de outro fórum de Física, mas esta resolução foi questionada por um outro membro do fórum referido. Então fiquei na dúvida de quem estava correto, o livro ou os integrantes do fórum. Portanto gostaria da opinião de vocês ou de quem puder opinar sobre estas após olharem as respectivas soluções.
As resoluções:
Me amarrei nesta questão.
Das questões de cinemática que eu vi até hoje, esta é uma das melhores que já vi.
Resolvi e achei 1000 km/h mesmo. Esta é a resposta.
A pegadinha está que a diferença de fuso de 3 horas não é a mesma coisa que o intervalo de tempo para ele percorrer a distância entre as duas cidades.
Desenhe 5 retas verticais e coloque no alto dela, da esquerda para a direta, 4 até 8. Vemos que o intervalo de tempo em cada fuso é de 1 hora. E a diferença de fusos horários, assim, é 4 -1 = 3 horas (bate com o enunciado).
8 horas são as horas que o avião sai de fernando de Noronha.
4 horas são as horas, na verdade, de Rio Branco.
Ele percorre 1 hora em cada fuso até chegar ao destino, Rio Branco.
O avião percorreu, na verdade 4 HORAS.
Assim: V =
[tex3]\frac{3990}{4}[/tex3]
V
[tex3]\simeq[/tex3] 1000 km/h
Questionamento do outro membro:
Na solução que você apresentou consta:
8 horas são as horas que o avião sai de fernando de Noronha.
4 horas são as horas, na verdade, de Rio Branco.
nesse caso a diferença de fusos horários seria 4 e não 3 horas...
Desenhe 5 retas verticais e coloque no alto dela, da esquerda para a direta, 4 até 8. Vemos que o intervalo de tempo em cada fuso é de 1 hora. E a diferença de fusos horários, assim, é 4 -1 = 3 horas (bate com o enunciado)
é verdade que 4-1=3, assim como é verdade que 32x2=64... não é?
o fato é que quando o avião sai de Noronha o relógio do piloto marca 8:00h. Se ele viajar por 3 horas seu relógio marcará 11:00h e em Rio Branco serão 8:00h (11-3).

- fig12.jpg (36.92 KiB) Exibido 7480 vezes
Um avião saído de Noronha às 8:00h - hora local - chegaria em Rio Branco:
8+t-3=hora local de chegada (-> EM QUE T=TEMPO DE VÔO)
se a hora local de chegada foi 8:00h então o tempo de vôo foi:
8+t-3=8 -> t=3horas em que se cobriu a distância entre as duas localidades. Vm=S/t
Quem será que está correto?
Um abraço a todos e até breve!João.

" Uma mente que se expande nunca voltará ao seu tamanho original" ALBERT EINSTEIN