• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Química GeralEstreando o Novíssimo Fórum de Química , uma questão de Mist

claudiomarianosilveira Offline
1 - Trainee
Agradeceram: 8 vezes
Abr 2008 28 21:11

Estreando o Novíssimo Fórum de Química , uma questão de Mist

Mensagem por claudiomarianosilveira »

Uma mistura foi separada em seus componentes puros de acordo com o esquema de separação abaixo:
789_imagem_7.jpg
789_imagem_7.jpg (13.38 KiB) Exibido 392 vezes
Os componentes da mistura podem ser:

a)álcool;água;Fe e Al

b)Nacl;água;Fe e Si

c)Benzeno;água;Mg e Cu

d)Tolueno,SiO2,Mg e Co

e)Água,Tetracloreto de Carbono,Fe e Ni

Obs: A resposta é muito fácil , mas quero ver alguém dar uma explicação para cada SEPARAÇÃO de mistura .
Editado pela última vez por claudiomarianosilveira em 28 Abr 2008, 21:11, em um total de 1 vez.
triplebig Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 67 vezes
Abr 2008 28 21:37

Re: Estreando o Novíssimo Fórum de Química , uma questão de Mist

Mensagem por triplebig »

A Filtração é um processo que retém solidos com a passagem de líquido através de uma superfície porosa, logo, vai dividir a mistura em um líquido e um sólido.

A Decantação jamais será utilizada para separar dois sólidos, pois é um processo que separa misturas bifásicas. Logo, ela separará dois líquidos imiscíveis (que não se misturam).

Álcool e água formam uma única fase.
[tex3]\text{NaCl}[/tex3] não é líquido, e seria separado na filtração.
Benzeno é apolar, enquanto água é polar, logo não se misturam, podendo fazer parte da mistura.
SiO2 é um sólido apolar, que pode ser dissolvido no Tolueno, um líquido apolar.
Tetracloreto de carbono é apolar, logo não se mistura com água, podendo fazer parte da mistura.

Ficamos entre as opções c), d e e).

Para uma substância poder ser separada por separação magnética, apenas um dos componentes deve sofrer atração, enquanto o outro não. Assim, como [tex3]\text{Co}[/tex3] sofre atração, e o magnésio não, a única opção restante é a letra [tex3]\boxed{d}[/tex3].

Acho que agora ta certo, mas mesmo assim, posso tar errado.
Editado pela última vez por triplebig em 28 Abr 2008, 21:37, em um total de 2 vezes.
1 - Trainee
Abr 2008 28 22:29

triplebig escreveu:A Filtração é um processo que retém solidos com a passagem de líquido através de uma superfície porosa, logo, vai dividir a mistura em um líquido e um sólido.

A Decantação jamais será utilizada para separar dois sólidos, pois é um processo que separa misturas bifásicas. Logo, ela separará dois líquidos imiscíveis (que não se misturam).

Álcool e água formam uma única fase.
[tex3]\text{NaCl}[/tex3] não é líquido, e seria separado na filtração.
Benzeno é apolar, enquanto água é polar, logo não se misturam, podendo fazer parte da mistura.
SiO2 é um sólido apolar, que pode ser dissolvido no Tolueno, um líquido apolar.
Tetracloreto de carbono é apolar, logo não se mistura com água, podendo fazer parte da mistura.

Ficamos entre as opções c), d e e).

Para uma substância poder ser separada por separação magnética, apenas um dos componentes deve sofrer atração, enquanto o outro não. Assim, como [tex3]\text{Co}[/tex3] sofre atração, e o magnésio não, a única opção restante é a letra [tex3]\boxed{d}[/tex3].

Acho que agora ta certo, mas mesmo assim, posso tar errado.
Infelizmente voce esta errado Big, mas é que essa questão tem uma sacanagem MUITO DO MAL MESMO, então vou esperar um pouco para ver se alguém da uma BOA EXPLICAÇÃO para as separações dos componentes,se ninguém der EU POSTO AQUI A EXPLICAÇÃO QUE É A CHAVE DESSE TESTE,grande abraço TripleBig!!
Editado pela última vez por claudiomarianosilveira em 28 Abr 2008, 22:29, em um total de 1 vez.
triplebig Offline
4 - Sabe Tudo
Abr 2008 28 22:37

Mensagem por triplebig »

Eu acho que consegui descobrir o erro. Eu tava forçando a barra para dizer que areia é miscível com o Tolueno.

Eu creio que a filtração do problema seja para separar os metais da solução de água e sal, que apesar de poderem ser separadas por filtração, é um processo mais específico.

Como água e sal podem ser separados por decantação, e [tex3]\text{Fe}[/tex3] e [tex3]\text{Si}[/tex3] podem ser separados por separação magnética, é Letra [tex3]\boxed{b}[/tex3].

Por eliminação, afirmo com toda certeza essa resposta, a não ser se o pega for do mal mesmo.
Editado pela última vez por triplebig em 28 Abr 2008, 22:37, em um total de 1 vez.
1 - Trainee
Abr 2008 28 22:50

triplebig escreveu:Eu acho que consegui descobrir o erro. Eu tava forçando a barra para dizer que areia é miscível com o Tolueno.

Eu creio que a filtração do problema seja para separar os metais da solução de água e sal, que apesar de poderem ser separadas por filtração, é um processo mais específico.

Como água e sal podem ser separados por decantação, e [tex3]\text{Fe}[/tex3] e [tex3]\text{Si}[/tex3] podem ser separados por separação magnética, é Letra [tex3]\boxed{b}[/tex3].

Por eliminação, afirmo com toda certeza essa resposta, a não ser se o pega for do mal mesmo.
TripleBig , o pior de tudo é que ainda esta errado, ESSA QUESTÃO É REALMENTE MUITO DO MAL, por isso queria ver se alguém daria uma explicação para as SEPARAÇÕES DE MISTURAS DESSE TESTE, pois ESSA QUESTÃO TEM UM DETALHE FUNDAMENTAL para ser resolvida, VOU ESPERAR MAIS RESPOSTAS,caso não haja , POSTAREI A EXPLICAÇÃO PARA ESSE TESTE, voce vai gostar!!

Grande Abraço!!
Editado pela última vez por claudiomarianosilveira em 28 Abr 2008, 22:50, em um total de 1 vez.
triplebig Offline
4 - Sabe Tudo
Abr 2008 28 22:56

Mensagem por triplebig »

A letra a) não é com certeza, pois álcool e água não são separáveis por decantação.

A letra b) e d) são as únicas que tem os metais separáveis por separação magnética.

as letras c) e e) não possui metais separáveis por separação magnética.

Ou seja, não tem como ser outra coisa. A única maneira de ser a c ou e vai ser alguma propriedade bem específica que deve alterar alguma coisa. Além do que, não tem nada de errado com o ítem b).

Poderia postar a resolução ou me mandar por mensagem privada, porque agora quero saber a resposta que essa questão está me matando!
Editado pela última vez por triplebig em 28 Abr 2008, 22:56, em um total de 1 vez.
1 - Trainee
Abr 2008 30 13:19

TripleBig , acompanhe a resolução para voce entender:

A resposta correta é a letra E ,pois:

1°)Na filtração serão serados os 2 líquidos(Água e Tetracloreto de Carbono) dos 2 sólidos(Fe e Ni).

2°)Como a Água e o Tetracloreto de Carbono são imisciveis então eles DECANTAM sendo que a água fica na parte de baixo e o Tetracloreto de Carbono fica em cima.

3°)Na SEPARAÇÃO MAGNÉTICA o Fe é atraído ao invés do Ni, pois o Fe possui mais elétrons livres do que o Ni , veja a explicação abaixo:

PELA DISTRIBUIÇÃO DE LINUS PAULING:

*)Fe = [tex3]1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 4s^2 3d^6[/tex3]

*)Ni = [tex3]1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 4s^2 3d^8[/tex3]

Todo o sunivel D possui 5 orbitais.

Pela distribuição eletrônica no NÍVEL "d" o ferro tem 6 eletrons , sendo que 4 ORBITAIS ficam "sem pares de eletrons" (apenas com 1 eletron nos ultimos 4 obitais.)

e pela distribuição eletrônica no NÍVEL "d" o Ni tem 8 eletrons , sendo que 2 ORBITAIS ficam "sem pares de eletrons" (apenas com 1 eletron nos ultimos 2 obitais.)

E sabe-se que QUANTO MAIS ELÉTRONS desemparelhados maior é a atração magnética, portanto o Fe é atraído e o Ni Não.
Editado pela última vez por claudiomarianosilveira em 30 Abr 2008, 13:19, em um total de 1 vez.
triplebig Offline
4 - Sabe Tudo
Abr 2008 30 13:24

Mensagem por triplebig »

Tosco demais, niquel sofre atração magnética do mesmo jeito. É equivalente a tentar separar um líquido de PE 70 graus de outro de PE 63. Vai dar certo, mas o processo vai ter que ser extremamente bem-medido se não vai separar mal.

E me diga o que impede de ser a letra b?
Editado pela última vez por triplebig em 30 Abr 2008, 13:24, em um total de 1 vez.
1 - Trainee
Abr 2008 30 14:09

triplebig escreveu:Tosco demais, niquel sofre atração magnética do mesmo jeito. É equivalente a tentar separar um líquido de PE 70 graus de outro de PE 63. Vai dar certo, mas o processo vai ter que ser extremamente bem-medido se não vai separar mal.

E me diga o que impede de ser a letra b?
VEJA A EXPLICAÇÃO PARA VOCE ENTENDER:
*)Quando NaCl,Água,Fe e Si forem filtrados , o FILTRO RETERÁ O Si e com isso não tem como decantar NaCl e água , e muito menos dará para separar o Fe da água por SEPARAÇÃO MAGNÉTICA,Ok?

Preste mais atenção.

Um grande Abraço!!
Editado pela última vez por claudiomarianosilveira em 30 Abr 2008, 14:09, em um total de 1 vez.
triplebig Offline
4 - Sabe Tudo
Abr 2008 30 15:04

Mensagem por triplebig »

Você ta falando que o [tex3]Fe[/tex3] passará junto com a água? Então a opção e) está errada também, pois lá você assume que o ferro passe também. E mesmo se fosse, como Ferro não dissolve em água é logico que dê para separar por separação magnética.
o FILTRO RETERÁ O Si e com isso não tem como decantar NaCl e água
O que que a retenção do Si vai afetar o fato de NaCl ser decantado ou não?

Tem certeza que sou eu que tenho que prestar mais atenção?

Sal pode ser separado por decantação, teoricamente, porém irá ter de esperar muito tempo para isso ocorrer, tornando-a imprática. Essa parte é o que deve tornar o item errado.

De qualquer maneira, essa questão é muito mal-feita. Onde você a achou?

abraço
Editado pela última vez por triplebig em 30 Abr 2008, 15:04, em um total de 1 vez.
Responder