Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um trilho em forma de arco circular, contido em um plano vertical, está fixado num ponto A de um plano horizontal. O centro do arco está em um ponto O desse mesmo plano. O arco é de 90º e tem raio R, como ilustra a figura. Um pequeno objeto é lançado para cima, verticalmente, a partir da base A do trilho e desliza apoiado a ele, sem atrito, até o ponto B, onde escapa horizontalmente, caindo no ponto P do plano horizontal onde está fixado o trilho. A distância do ponto P ao ponto A é igual a 3R. Calcule o módulo da velocidade inicial V0 com que o bloco foi lançado, em função do raio R e da aceleração g da gravidade.
O meu deu 3gR.PNG (9.78 KiB) Exibido 3730 vezes
Resposta
O meu deu [tex3]\sqrt{3gR}[/tex3]. Mas o gabarito é [tex3]\sqrt{4gR}[/tex3] ;-;
Editado pela última vez por cajuADMIN em 13 Jun 2018, 15:30, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Não há energia dissipativa. No ponto B a força normal é nula. Como a bola percorre ainda uma distância OP = 2R na horizontal, e R na vertical: [tex3]\begin{cases}R = \frac{gt^2} 2 \\ 2R = v_xt \end{cases}[/tex3]
Da segunda equação, [tex3]t = \frac {2R} {v_x}[/tex3]. Substituindo na primeira, [tex3]2R =g \left( \frac{2R} {v_x} \right)^2 \Rightarrow v^2_x =2Rg[/tex3].
A velocidade no eixo y será [tex3]v^2_y= v_{0y}^2 + 2gR = 2gR[/tex3]
Velocidade da partícula em P: [tex3]v^2 = v_y^2 + v_x^2 = 2gR + 2gR = 4gR[/tex3]
Energia cinética inicial = energia cinética final (não há diferença de nível entre A e P e não há forças dissipativas) [tex3]v_0^2 = v^2 = 4gR \Longrightarrow \boxed{\boxed{v_0 = \sqrt{4gR}}}[/tex3]
Editado pela última vez por cajuADMIN em 13 Jun 2018, 15:30, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Primeiramente, vamos ao princípio da ideia: 2ª Lei de Newton.
O Princípio Fundamental da Dinâmica afirma que: Um ponto que não é bem detalhado é que a aceleração que aparece na fórmula da 2ª Lei de Newton é a aceleração vetorial...
Eu sei que quando a força de atrito faz o papel de força centrípeta numa curva, a velocidade máxima sem derrapar está relacionada ao mi estático máximo.
Porém eu também aprendi que, para o corpo sair do repouso, é necessário vencer o mi estático,...
O atrito dinâmico existe quando um corpo está deslizando/escorregando em uma superfície. Um corpo pode estar em movimento e sofrendo a ação do atrito estático. Quando um carro anda normalmente, por exemplo, o que existe é o atrito estático (pois o...
Considere um trilho envergado em forma de arco de circunferência com raio igual a R instalado verticalmente, como representa a figura. No local, a aceleração da gravidade tem módulo g e a resistência do ar é desprezível. Supondo-se conhecido o...
109.249(PUC-RJ) Um corpo de massa m desce o trilho quando abandonado no ponto A, a uma altura H do solo. Sabe-se que essa altura é a mínima para que o corpo complete a volta, e que todos os atritos são desprezíveis. Sendo T o raio da circunferência,...
(UFRJ) O fabricante de cerveja e físico amador James Joule estimou, em meados do século XIX, a diferença entre a temperatura da água no sopé e no topo das Cataratas de Niágara. A fim de fazer uma estimativa similar para uma das quedas de Iguaçu, com...
A energia mecânica total equivale à potencial, no inicio da queda, pois não tem velocidade no início. E assim, ela é igual à energia térmica absorvida. Com isso montamos a equação: