Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Em um local em que a aceleração da gravidade é normal [tex3](g = 9,80665 m/s² )[/tex3], um bloco tem peso [tex3]P = 10,0000 kgf[/tex3]. Esse bloco é submetido a uma força resultante de intensidade [tex3]F = 10,0000 N.[/tex3] A aceleração do bloco tem intensidade:
Resposta
[tex3]1,00000 m/s²[/tex3]
Alguém poderia me explica o cálculo. Estou confundido as unidades...
Editado pela última vez por paulojorge em 02 Mai 2017, 15:16, em um total de 1 vez.
Entenda o momento presente e não perca a oportunidade de mudar a sua realidade, o tempo não para, o tempo voa meu irmão!
"O caminho pode ser longo, mas sempre terá um fim!"
Iremos proceder como a questão que resolvemos anteriormente, certo? Vamos partir das definições e buscar encontrar uma relação simples. Antes disso, vamos tentar entender o problema.
Suponha que um bloco esteja em repouso em uma superfície horizontal sem atrito. Sobre o bloco em repouso, devem atuar somente duas forças: a força que a Terra exerce sobre o bloco (([tex3]\vec{P}[/tex3]) e a força de reação da superfície ([tex3]\vec{N}[/tex3]). Suponha agora que uma força de intensidade igual a 10N e direção horizontal faça o bloco entrar em movimento - o sentido não importa. Veja que entre a suposição 1 e a suposição 2, temos uma alteração do movimento na horizontal e uma conservação do movimento na vertical (a intensidade da força peso não muda).
Com base no exposto, vamos brincar com as definições abaixo que já encontram-se em módulo:
De acordo com a Segunda Lei de Newton: [tex3]F_r = ma[/tex3] (i)
A definição matemática da força peso: [tex3]P = mg[/tex3] (ii)
Dividindo (i) por (ii), obtêm-se: [tex3]\frac{F_r}{P} = \frac{a}{g} \rightarrow F_r = \frac{a}{g} \cdot P[/tex3] (iii)
Olhe agora para todos os dados e com mais carinho ainda para 10kgf. Pela definição, 1kgf = 9,80665 N. Logo, você teria que 10kgf = 10*9,80665 N. No entanto, quem é g? Uhm, g = 9,80665m/s². Portanto, em (iii): [tex3]10 = \frac{a}{g} \cdot 10\cdot g \rightarrow 10 = a\cdot 10 \rightarrow a = 1m/s²[/tex3]
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:17092) em 02 Mai 2017, 19:32, em um total de 1 vez.
O peso de um corpo é [tex3]30 kgf[/tex3] aqui na Terra, num local em que a aceleração da gravidade tem módulo [tex3]g = 960 cm/s²[/tex3]. Qual o peso desse mesmo objeto na Lua, onde [tex3]g = 160 cm/s²[/tex3] ?
Não é uma coisa necessária de se fazer. É um recurso do "preguiçoso". Se você olhar para a expressão da força peso, você percebe que uma massa m (invariável tanto na Terra quanto na Lua) pode ser "eliminada" por uma divisão entre os pesos...
Uma bola de massa 0,4kg é lançada contra uma parede. Ao atingi-la a bola está se movendo horizontalmente para a direita com velocidade escalar de -15m/s, sendo rebatida horizontalmente para a esquerda com velocidade escalar de 10m/s. Se o tempo de...
Bom dia/Boa tarde/Boa noite, estou com uma duvida de como faço este exercício, pois como tem duas densidades não sei como achar as respostas para ambas, pode ser que mude a fórmula ou sinal, eu não sei, eu não acho exercícios parecidos ou iguais....
a)
E = dvg
Empuxo é igual à densidade do fluido em que o balão está submerso vezes o volume deslocado (volume do balão) vezes a gravidade.
Vamos calcular o volume do balão:
V = 4/3πr³
V = 4/3 x 3,14 x 1,4³
V = 11,48m³
64.24- (E.E.Mauá-SP) Um ponto material de massa M=0,500kg está sujeito à ação da gravidade e de uma força horizontal de intensidade F = 6,40 N, num local onde G=9,60m/s^2. Determine o módulo da aceleração resultante da partícula.
Para determinarmos a aceleração da Partícula, vamos introduzir os vetores.
O Vetor Gravitacional ([tex3]\vec{F_y}[/tex3]) apontará Verticalmente para baixo; Sabendo que [tex3]F=m.a[/tex3] e nesse caso a aceleração é a Gravidade, temos que: ...