Genética, Citologia e Bioquímica ⇒ (UEL) Segunda Lei de Mendel Tópico resolvido
- Liliana Offline
- Agradeceu: 558 vezes
- Agradeceram: 62 vezes
Jun 2017
28
21:30
(UEL) Segunda Lei de Mendel
Um agricultor familiar, que é contra o uso de transgênicos, conserva a tradição de seus pais de cultivar e produzir sementes de uma variedade antiga de milho com endosperma branco. O vizinho deste agricultor plantou sementes de um híbrido de milho com locos homozigóticos para endosperma amarelo e para transgênico (que confere resistência a uma praga). As lavouras de milho destes dois agricultores floresceram juntas e houve uma elevada taxa de cruzamento entre elas. Na época da colheita, o agricultor familiar ficou decepcionado ao verificar a presença de sementes com endospermas amarelos e brancos nas espigas da variedade antiga, evidenciando a contaminação com o híbrido transgênico. O agricultor resolveu plantar as sementes destas espigas contaminadas em dois lotes, sendo as sementes amarelas no Lote I e as brancas no Lote II, suficientemente isoladas entre si e de outros lotes de milho. Quais seriam as frequências esperadas de sementes brancas e não portadoras do gene transgênico produzidas em cada lote, considerando que a cor amarela da semente de milho é dominante e condicionada pelo gene Y (yellow)?
Assinale a alternativa correta.
a) Frequência 1 no Lote I e 1/16 no Lote II.
b) Frequência 9/16 no Lote I e 3/16 no Lote II.
c) Frequência 1/16 no Lote I e 1 no Lote II.
d) Frequência 1/16 no Lote I e 9/16 no Lote II.
e) Frequência 3/16 no Lote I e 9/16 no Lote II.
Alguém pode me ajudar, fazendo um favor??
Assinale a alternativa correta.
a) Frequência 1 no Lote I e 1/16 no Lote II.
b) Frequência 9/16 no Lote I e 3/16 no Lote II.
c) Frequência 1/16 no Lote I e 1 no Lote II.
d) Frequência 1/16 no Lote I e 9/16 no Lote II.
e) Frequência 3/16 no Lote I e 9/16 no Lote II.
Alguém pode me ajudar, fazendo um favor??
Editado pela última vez por Liliana em 28 Jun 2017, 21:30, em um total de 1 vez.
- Sypru Offline
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
- Contato:
Abr 2018
28
21:46
Re: (UEL) Segunda Lei de Mendel
Olá. O endosperma branco é caracterizado por uma configuração genética pura recessiva, isto é, yy (coloquei y só para ser compatível como Y, do amarelo) e o amarelo, como dito no enunciado, é caracterizado por ser um puro dominante, isto é, YY. Para um gene ser transgênico, é necessário que ele seja dominante (se for recessivo, não há expressão fenotípica), logo, o agricultor familiar possui um milho puro recessivo para ambos os genes e o agricultor transgênico possui um milho puro dominante para os dois mesmos genes. Como há o cruzamento entre dois duplos homozigóticos, a geração F1 do lote I será duplo heterozigótico, sendo assim, pela lei da proporcionalidade da Segunda Lei de Mendel, na geração F2 há 1/16 de frequência de um puro recessivo (lembre-se de quando não há dois genes sendo estudados, um simples caso de reprodução entre dois heterozigóticos para um gene possui 1/4 de frequência de recessividade, logo, um caso onde há dois genes heterozigóticos sendo usados, basta fazer 1/4 * 1/4 para obter a frequência para um duplo homozigótico). Já no lote II, embora pareça uma situação simples, é necessário que tu saibas um pouco de Biotecnologia. Na Biotecnologia, é estudado que há casos que a transgenia transforma um gene recessivo em dominante, logo, as sementes do lote II também é YyTt (T de transgênico), porém, por causa da ação do transgênico, há a expressão do gene recessivo y, tornando a configuração gênica, de certa forma, em yYTt. Sendo assim, pela mesma lei de proporcionalidade, para que um gene dominante (mesmo que o caso seja um falso-dominante) há 9/16 chances de ocorrer (novamente, lembre-se de um caso de simples heterozigótico, há 3/4 chances de o gene ser fenotipicamente dominante, relação também válida para esse caso, logo, há 3/4 * 3/4 de frequência para tal expressão fenotípica).
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Pilar da ponte de tédio
- Liliana Offline
- Agradeceu: 558 vezes
- Agradeceram: 62 vezes
Mai 2018
31
19:43
Sypru,
MUITO obrigada!
Eu estava "guardando" essa resposta para tentar entendê-la quando fosse ver esse assunto novamente (que é agora), e sua ajuda foi de grande valia para mim!
MUITO obrigada!
Eu estava "guardando" essa resposta para tentar entendê-la quando fosse ver esse assunto novamente (que é agora), e sua ajuda foi de grande valia para mim!
- Sypru Offline
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
- Contato:
Jun 2018
01
00:07
Liliana, sempre que precisares, estarei aqui xD (pelo visto, tu estudas bastante. Desejo bons estudos a ti ^.^).
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Pilar da ponte de tédio
Pilar da ponte de tédio
- danimedrado Offline
- Agradeceu: 152 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Jul 2018
18
19:50
Gente, o gabarito desta questão está incorreto. A alternativa correta é letra C.
-
Auto Excluído (ID:20809)
Jul 2018
18
22:10
Eu vou tentar resolver o que eu consegui enxergar.danimedrado escreveu: 18 Jul 2018, 19:50 Gente, o gabarito desta questão está incorreto. A alternativa correta é letra C.
" a cor amarela da semente de milho é dominante e condicionada pelo gene Y "
" O vizinho deste agricultor plantou sementes de um híbrido de milho com locos homozigóticos para endosperma amarelo e para transgênico "
Dessas informações, nós temos que as plantas do vizinho são da forma: YYTT ou YYtt. Como eu não sei como a característica da transgenia se porta, irei deixar em aberto. Além disso, a cor branca é recessiva, yy. Novamente, como eu não sei se a ausência dessa característica é dominante ou recessiva, yyTT ou yytt. Lembre-se que o conceito de dominância está relacionado com a expressividade em homo/hetero..
Eu, pelo menos, não consegui enxergar nada no enunciado que resolvesse esse impasse, pois a capacidade de um gene transgênico se manifestar, no meu entendimento, está relacionado com a sua dominância, ou seja, contanto que o gene seja dominante, ele irá se manifestar em homo/heterozigose, mas, caso seja recessivo, apenas em homozigose. No enunciado é dito que o vizinho possui um gene transgênico com "locos homozigóticos". Assim, não vejo como concluir se o gene é dominante ou não.
Sabendo disso, temos que analisar os cruzamentos. Pelo gabarito, vou pegar o caso que dá certo:
[tex3]YYTT \ \ x \ \ yytt[/tex3]
Veja que todos os descendentes desse cruzamentos são da forma:[tex3]YyTt[/tex3]
ou seja, todos são amarelos e transgênicos. Continuando o problema, "presença de sementes com endospermas amarelos e brancos nas espigas da variedade antiga, evidenciando a contaminação com o híbrido transgênico. " , a única forma de termos endospermas brancos, já que são recessivos, é quando o cruzamento ocorre apenas entre a linha antiga:
[tex3]yytt \ \ x \ \ yytt[/tex3]
Por esse motivo, quando ele pergunta "quais seriam as frequências esperadas de sementes brancas e não portadoras do gene transgênico produzidas no lote II", a reposta é 100% de sementes não portadoras do gene transgênico nesse lote, uma vez que a única possibilidade de geração de sementes brancas é a partir do cruzamento da linhagem antiga e, como sabemos, ela não é portadora do gene da transgenia. Com essa interpretação, é possível marcar o item C analisando apenas o caso das sementes brancas.
Apenas p/ confirmar, analisarei o primeiro caso:
[tex3]YyTt \ \ x \ \ YyTt [/tex3]
é equivalente fazermos,
[tex3]Yy \ \ x \ \ Yy [/tex3]
YY Yy Yy yy
ou seja, a partir do cruzamento das amarelas contaminadas, [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] das sementes serão brancas.
Por último,
[tex3]Tt \ \ x \ \ Tt [/tex3]
TT Tt Tt tt
isto é, a partir do cruzamento das amarelas contaminadas, [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] das sementes não apresentarão o gene transgênico. Logo, [tex3]\frac{1}{4} \cdot \frac{1}{4} = \frac{1}{16} [/tex3]
OBS: Podemos concluir que a linha do agricultor é da forma yyTT ou yytt porque é dita que ela é "antiga".. Caso não fosse de uma dessas formas, a tendência seria observarmos tanto sementes brancas quanto amarelas.
Acredito que seja isso.
-
Auto Excluído (ID:20809)
Jul 2018
20
12:35
Essa questão é bem difícil. Mas acredito que eu tenha conseguido terminá-la:danimedrado escreveu: 18 Jul 2018, 19:50 Gente, o gabarito desta questão está incorreto. A alternativa correta é letra C.
Independente da relação de dominância, a frequência esperada de sementes brancas e não portadoras do gene transgênico no lote I sempre será 1/16. Inicialmente, eu me emocionei e interpretei que o enunciado queria a frequência de sementes transgênicas/não transgênicas, mas, na verdade, ele quer a frequência esperada de sementes brancas e não PORTADORAS do gene transgênico. Por isso a relação de dominância é irrelevante, observe:
1ª Situação - transgênico dominante, isto é, TT ou Tt, enquanto natural é da forma tt.
Logo,
é equivalente fazermos,
[tex3]Yy \ \ x \ \ Yy [/tex3]
YY Yy Yy yy
ou seja, a partir do cruzamento das amarelas contaminadas,[tex3]\frac{1}{4} [/tex3] das sementes serão brancas.e
TT Tt Tt tt
isto é, a partir do cruzamento das amarelas contaminadas, [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] das sementes não apresentarão o gene transgênico. [tex3]\frac{1}{4} \cdot \frac{1}{4} = \frac{1}{16} [/tex3]
2ª situação - natural dominante, isto é, TT ou Tt, enquanto transgênico é da forma tt.
Logo,
YY Yy Yy yy
ou seja, a partir do cruzamento das amarelas contaminadas,[tex3]\frac{1}{4} [/tex3] das sementes serão brancas.e
TT Tt Tt tt
isto é, a partir do cruzamento das amarelas contaminadas, [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] das sementes não apresentarão o gene transgênico. Daí, [tex3]\frac{1}{4} \cdot \frac{1}{4} = \frac{1}{16} [/tex3]
P/ o segundo lote, meu comentário anterior é suficiente.
danimedrado
- danimedrado Offline
- Agradeceu: 152 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
-