Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Amigos, poderiam me explicar essa questão? Se possível com o uso da fórmula?
Para demonstrar o processo de transformação de energia mecânica em elétrica, um estudante constrói um pequeno gerador utilizando:
-um fio de cobre de diâmetro D enrolado em N espiras circulares de área A;
-dois ímãs que criam no espaço entre eles um campo magnético uniforme de intensidade B; e
-um sistema de engrenagens que lhe permite girar as espiras em torno de um eixo com uma frequência f.
Ao fazer o gerador funcionar, o estudante obteve uma tensão máxima V e uma corrente de curto-circuito i.
Para dobrar o valor da tensão máxima V do gerador mantendo constante o Valor da corrente de Curto i, o estudante deve dobrar o(a)
a) número de espiras.
b) frequência de giro.
c) intensidade do campo magnético.
d) área das espiras.
e) diâmetro do fio.
Resposta
gabarito A
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt
Primeiro, devemos entender o experimento, a espira gira em torno do eixo E com uma frequência f e é a arrevessada pelo campo magnético B. Então, a variação do ângulo é o que provoca a variação do fluxo magnético e isso que originará a Tensão V, pois segundo a Lei de Faraday-Lenz, a variação do fluxo magnético pelo tempo é igual a tensão induzida gerada.
Assim, o problema quer que dobremos o valor da tensão V, mas mantenha a corrente constante, logo devemos achar a relação entre a corrente e a tensão, sabemos que a Primeira Lei de Ohm é
[tex3]V= R \cdot i[/tex3]
Além disso, temos o fio que como tem um diâmetro D, deve ter uma resistência, então temos pela Segunda Lei de Ohm,
[tex3]R=\frac{\rho \ell }{A'}[/tex3]
Onde [tex3]\rho [/tex3] é a resistividade do fio, [tex3]\ell[/tex3] é comprimento do fio e [tex3]A'[/tex3] é área da seção do fio.
O comprimeto de uma espira é [tex3]2\,\pi\,\frac{D}{2} [/tex3], então o comprimento total do fio será [tex3]\ell=N\,D\,\pi [/tex3]
Com isso, para dobrar a tensão, devemos dobrar a resistência e para manter a corrente constante, devemos alterar uma propriedade que tanto a Tensão quanto a resistência dependam.
Portanto, a nossa resposta é o número de espiras, visto que se eu dobrar ela, irá dobrar tanto na tensão quanto na resistência, dai elas irão se cancelar quando eu substituir acima e corrente permanecerá a mesma.
Espero ter ajudado. Abraço.
Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.
Um elétron, de massa m e carga q, entra em uma região de campo magnético uniforme (B) cujo vetor tem sentido entrando no plano da página e cuja velocidade (ν0) é horizontal da direita para esquerda. Sabendo que esse elétron encontra-se no vácuo, que...
Esse é um modelo clássico de exercício de eletromagnetismo. O elétron irá descrever uma trajetória circular, com a força magnética atuando como resultante centrípeta. Portanto, temos:
Uma partícula com carga elétrica de [tex3]5\cdot 10^{-6} \,{C}[/tex3] é acelerada entre duas placas planas e paralelas, entre as quais existe uma diferença de pontecial de [tex3]100 \, V[/tex3]. Por um orifício da placa, a partícula escapa e penetra...
QUESTÃO 135 A poluição das águas com metais tóxicos é um processo nocivo aos ecossistemas e aos seres vivos. Mesmo em baixas concentrações, esses metais provocam desequilíbrio em ambientes aquáticos, além de serem bioacumulativos em organismos...
Olá amy, não sei se essa é a forma mais correta de responder a questão, mas eu faria assim:
Veja que foi dito no enunciado que "os hidróxidos de metais pesados são pouco solúveis em água". Assim, podemos analisar os compostos e ver qual deles que...
Um empréstimo foi feito à taxa mensal de i%, usando juros compostos, em oito parcelas fixas iguais a P. O devedor tem a possibilidade de quitar a dívida antecipadamente a qualquer momento, pagando para isso o valor atual das parcelas ainda a pagar....
Acho que todos que fizeram a prova de mat esse ano notaram que o nível estava mais alto! a dúvida é se ainda vale a pena se preparar pelas provas anteriores a esse de 2017? ou se não vale que provas fazer? considerando claro que quem faz enem é um...