Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
[tex3]n[/tex3] é par - há [tex3]\frac{n}{2}[/tex3] diagonais passando pelo centro do polígono regular [tex3]n[/tex3] é ímpar - não há diagonais passando pelo centro do polígono.
Pessoal o professor Iezzi comentou isso no livro, alguém sabe se existe alguma demonstração?
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Olá Mafll,
É só você pensar o seguinte: as diagonais saem dos vértices e a quantidade de vértices é a mesma da de lados. No entanto, você sempre tem 2 vértices que compartilham a mesma diagonal. Logo, vai dividir o valor do número de lados por 2 para achar o de diagonais que passam pelo centro. Isso quando for par, pois quando é ímpar você não vai ter necessariamente um vértice diametralmente oposto ao outro, pois sempre haverá algum sem correspondência, então geralmente não tem como gerar uma diagonal que intersecte o centro.
Isso é uma demonstraçãozinha teórica e lógica. Demonstrar formalmente por cálculos eu já não sei como. Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por Brunoranery em 14 Dez 2017, 15:07, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Sim, sim! queria saber se existe uma demonstração algébrica mesmo, eu gosto saber o porque(provado). O conteúdo fixa melhor. Entretanto muito obrigado pela atenção!
Editado pela última vez por MatheusBorgesMOD em 14 Dez 2017, 15:54, em um total de 1 vez.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
O Número de gêneros de polígonos regulares tais que quaisquer duas de suas diagonais, que passam pelo seu centro, formam entre si ângulo expresso em graus por um número inteiro, é:
Creio que a resposta correta seja 17. O [tex3]n=360[/tex3] não deve ser retirado. Em um polígono de 360 lados, o ângulo central formado por duas diagonais consecutivas, por assim dizer, será de [tex3]1^\circ[/tex3].
Se AC e BD formam um ângulo de 20º e o polígono é regular, cada lado terá um espaçamento de 20º entre si. Sabendo disso, podemos calcular o número de lados, que será o ângulo centra total (360º), divido pelo espaçamento de 20º. E a partir disso...
Seja ABCD... um polígono regular.Se as diagonais AC e BD formam 20 graus, o número de diagonais desse polígono é: Observação: Não estou conseguindo achar o ângulo interno nem o externo pra tacar na fórmula do n de lados de um polígono...
Veja a imagem abaixo: Sendo um polígono regular, AB=BC=CD. Assim, os triângulos ABC e BCD são isósceles e os ângulos KBC = KCB, fazendo que o triângulo KBC seja isósceles também. Assim, concluímos que os ângulos [tex3]KBC = KCB = 10^\circ[/tex3]...
A reta-suporte da bissetriz de um ângulo interno A e a bissetriz de um ângulo externo B, consecutivo a A de um polígono regular, formam um ângulo de 60 graus. Então, qual o número de diagonais desse polígono?
Em um polígono regular convexo, a diferença entre as medidas de um ângulo interno e de um ângulo externo, nessa ordem, é 150°. Assinale a opção que indica o número de diagonais desse polígono.
(A) 350.
(B) 324.
(C) 299.
(D) 275.
(E) 252.