Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
O retângulo, com base no eixo das abcissas, está inscrito numa parábola, conforme figura abaixo. O valor de [tex3]x[/tex3] que faz esse retângulo ter perímetro máximo é:
AB79.png (7.16 KiB) Exibido 13658 vezes
a) [tex3]1.[/tex3]
b) [tex3]0,5.[/tex3]
c) [tex3]0,25.[/tex3]
d) [tex3]0,125.[/tex3]
Editado pela última vez por cajuADMIN em 13 Mar 2019, 22:09, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
"O ângulo inscrito no semicírculo é reto."
Ao descobrir essa verdade Tales fez sacrifício aos deuses.
Pelas raízes e intersecção com o eixo [tex3]y[/tex3] conseguimos deduzir a equação da parábola
[tex3]y=-2x^2+8[/tex3]
A base do retângulo irá valer [tex3]2x[/tex3]. A altura do triângulo será o valor de [tex3]y[/tex3] que se relaciona com o [tex3]x[/tex3] que define a base. Ou seja, a altura do retângulo será [tex3]{-}2x^2+8[/tex3].
Sendo assim o perímetro do retângulo é dado pela função:
[tex3]2p=2x+2x+(-2x^2+8)+(-2x^2+8)[/tex3]
[tex3]2p=-4x^2+4x+16[/tex3]
O enunciado pede o valor do [tex3]x[/tex3] do vértice. Aplicando a fórmula do [tex3]x[/tex3] do vértice:
Houve um equívoco ao digitar a função que define a altura do retângulo. O software utilizado para transformar as equações LaTeX em imagem não consegue trabalhar quando a expressão começa com um sinal negativo. Para conseguir burlar isso, devemos colocar o sinal negativo (quando inicia uma expressão) entre chaves. Eu havia me esquecido das chaves, por isso apareceu [tex3]-2x^2+8[/tex3] no lugar de [tex3]{-}2x^2+8[/tex3]. Mas já arrumei, agora você entende?
Qualquer dúvida, poste aqui.
Abraços
Editado pela última vez por cajuADMIN em 13 Mar 2019, 22:09, em um total de 2 vezes.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..." Youtube:@profcaju
Eu estou fazendo uma confusão danada aqui, a base que você fala é o lado maior ou menor do retângulo? E como concluir que a função que define a parábola corresponde à altura do retângulo?
se [tex3]x = 1,[/tex3] então vc substitui [tex3]x[/tex3] por [tex3]1[/tex3] na função para achar a altura correspondente. Ou seja, se [tex3]x = 1[/tex3] a base total do retângulo vale [tex3]2[/tex3] e a altura vale [tex3]6.[/tex3] Logo o perímetro [tex3]16.[/tex3]
Se [tex3]x[/tex3] valesse [tex3]1,5,[/tex3] eu substituiria [tex3]1,5[/tex3] na função para achar a altura (o lado vertical do retângulo) e ao achá-la calcularia o perímetro.
Como eu desconheço o [tex3]x[/tex3] correspondente ao perímetro máximo, então eu chamo ele de [tex3]x[/tex3] mesmo e substituo [tex3]x[/tex3] por [tex3]x[/tex3] na função para achar a altura.
Aí, meu perímetro vira uma nova função, quadratica também, da qual o prof caju determina o máximo valor por ela assumido.
Nao sei se fui muito claro.
Observe que a base do retângulo equivale a [tex3]2x[/tex3].
Repare também que o retângulo possui dois de seus vértices pertencentes a parábola, desse modo a interseção de cada um destes vértices com a parábola nos fornece os seguintes pares ordenados [tex3](-x,\ y)[/tex3] e [tex3](x,\ y)[/tex3]. Isso mostra que a altura do retângulo é igual a [tex3]y[/tex3].
Logo o perímetro do retângulo será [tex3]4x + 2y[/tex3]. (Perceba que devemos analisar o valor máximo para essa expressão relacionando [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3], já que eles pertencem a parábola)
Na figura abaixo existem [tex3]n[/tex3] triângulos retângulos onde [tex3]ABC[/tex3] é o primeiro, [tex3]ACD[/tex3] o segundo e [tex3]APN[/tex3] é o [tex3]n[/tex3]-ésimo triângulo. A medida do segmento [tex3]\overline{HN}[/tex3] é:
Observando a figura percebe-se que a hipotesusa do 1º triângulo corresponde ao cateto do 2º, hipotenusa do 2º corresponde ao cateto do 3º, hipotenusa do 3º corresponde ao cateto do 4º e assim sucessivamente.
Um citricultor estima que se 60 laranjeiras forem plantadas, a produtividade média por árvore será de 400 laranjas. Porém, a produtividade média decrescerá 4 laranjas por árvore, para cada árvore plantada a mais na mesma área. Quantas árvores deve o...
A função [tex3]f(x)= x^2 +bx +c[/tex3], definida para qualquer valor real de [tex3]x[/tex3], é nula para [tex3]x=r[/tex3] ou [tex3]x=3r[/tex3]. Determine [tex3]r[/tex3] sabendo-se que o valor minimo de f(x) é -9.
a) r=0 ou r=-1 ou r=1 b)r=3 ou r=-3 c)r=2 d)r=4 ou r=-4 e)r=9 ou r=-9
Veja, se a função é nula para [tex3]x=r \ ou \ x=3r[/tex3], então [tex3]r \ 3r[/tex3] são as raizs da função. Substituindo-os na função temos: [tex3]0=r^2+br+c[/tex3][tex3](I)[/tex3] [tex3]0=(3r)^2+b \cdot 3r+c \Longleftrightarrow 0=9r^2+3br+c[/tex3]...
Uma função quadrática tem por imagem o intervalo ][tex3]-\infty [/tex3],3]. A sua representação gráfica num plano cartesiano é uma parábola, a reta x = 2 é o eixo de simetria e a distância entre os zeros da função vale 6.
A imagem da função é [tex3]]-\infty,3][/tex3] dessa forma podemos concluir que a função tem concavidade para baixo e o maior valor que ela assume é [tex3]3[/tex3] e portanto [tex3]y_v=3[/tex3]. E como a reta [tex3]x=2[/tex3] é o eixo de simetria...
A equação reduzida da hipérbole, cujos focos são os extremos do eixo menor da elipse de equação [tex3]16x^2+25y^2=625,[/tex3] e cuja excentricidade é igual ao inverso da excentricidade da elipse dada, é :