Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Observe a colocação pronominal nos fragmentos a seguir:
I. “E atrever-se-ia a nascer o sol...”
II. “É também difícil, ao que nos é dito...”
III. “Não há dúvida que se semearia centeio...”
Considerando-se os padrões da língua culta escrita, pode-se afirmar que o uso da ênclise seria INCORRETO em
A) I e III, apenas. .
B) II, apenas.
C) I, II e III
D) I, apenas.
juliooneto escreveu: 04 Mar 2018, 15:55
II) Pronome relativo "que"(fator de próclise)
III) Pronome relativo "que"(fator de próclise)
II) Então ficaria "É também difícil, o que nos é dito..."
III) Ficaria "“Não há dúvida a que se semearia centeio...”
????
Não, a frase está correta, nesses dois últimos casos, deve ser usado próclise, por isso estariam erradas se usasse ênclise.
Veja que "nos" e "se" estão junto do "que" nas duas frases, isso é próclise, está correto pois o que cumpre nessas frases papel de "fator de próclise"
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID: 20142) em 04 Mar 2018, 16:29, em um total de 1 vez.
Texto 08 Com base no texto 8 e de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que: 01. a palavra “mantém” é empregada com o sentido de ‘dominar’. 02. a afirmação presente no texto estabelece a ideia de um movimento circular....
Existe alguma regra de ênclise para o pronome "nos" da mesma forma que existe para os pronomes "o/a"? Quero dizer, para o "o/a", quando o verbo é terminado em r,s ou z, usamos "lo/la", por exemplo. Existe algo parecido para o "nos"?
Sabe-se que o termo concorrência indica a relação de candidatos às vagas oferecidas em um concurso/vestibular/etc. Acontece que a concorrência a meu ver não significa muito pois se para um curso de Medicina, e.g., a concorrência é de 30/1...
respondendo a sua primeira pergunta claramente, a "facilidade" (sic) do curso nada tem a ver com a matemática. Veja, a concorrência para a carreira de Medicina esse ano na Fuvest foi superada pela concorrência do curso de engenharia...
O principal uso que tenho de tablet no estudo, é gravar o áudio das aulas com aplicativos que permitam fazer anotações com tag de tempo durante a gravação. Ou seja, quando você quer ouvir apenas uma parte da aula, que está no meio do arquivo...
Gostaria que alguém me explicasse sobre como utilizar fórmulas na apresentação das minhas equações. Existe uma tal de Tex Referência Rápida mas por la não consegui nada.
Obrigado