Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
A força de contração da fibra muscular estriada é definida pela tensão desenvolvida pelos filamentos de miosina e actina do
sarcômero e sofre influência do grau de superposição desses filamentos.
tecido_muscular_10.jpg (8.59 KiB) Exibido 5145 vezes
De acordo com o gráfico, podemos dizer que a molécula de miosina apresenta uma interação mais eficiente com a actina entre os
seguintes segmentos:
a. O e A
b. A e B
c. B e C
d. C e D
Resposta
C
Alguém poderia, por favor, me explicar essa questão?
Olá, essa questão é uma simples interpretação do gráfico e da legenda. Quanto maior a tensão desenvolvida entre os filamentos do sarcômero (miosina e actina), maior a interação e mais eficiente ela é, portanto, ao analisar o gráfico, verifica-se que o ponto máximo, de maior tensão desenvolvida, é entre o intervalo B e C, com isso, configura-se como alternativa correta a letra C xD.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
As fibras musculares "rápidas", portadoras de miosina tipo II, têm pouca mioglobina, menor quantidade de mitocôndrias e são mais eficientes para realizar esforço intenso de curta duração, como corridas de velocidade ou levantamento de peso.(I)
O ponto aqui é o "sistematicamente a exercícios de levantamento de peso", ou seja, de uma forma contínua. Infere-se que não deverá ser uma carga alta em função da continuidade.
Para mim, não está bem escrito visto que o levantamento de peso em si...
Fala Protágoras,
cara, questão interessante. Os gráficos mostram a contração em função do potencial; na contração muscular, a energia pra realização do processo é o ATP, sendo que as células musculares (sarcomeros) precisam dele tanto pra contração...
As várias partes do corpo divergem quanto às necessidades dos tipos de músculos que utilizam. Por exemplo, o tipo de músculo requisitado por um jogador de tênis para correr e bater na bola com força e precisão não é o mesmo tipo usado para...
Olá, não podemos. Somente nos músculos cardíacos e esqueléticos (ambos estriados), há ainda professores e pesquisadores que dizem que apenas o músculo esquelético possui a sarcolema, porém, ainda é um impasse entre a comunidade. De todas as formas,...
Na fibra muscular esquelética, as miofibrilas são constituídas por filamentos de actina e miosina, na disposição apresentada no esquema. O que acontece quando ocorre a contração muscular? a) Diminuem os filamentos de actina e miosina. b) Diminuem os...
Os animais utilizam-se dos músculos para movimentar o corpo ou partes dele. É graças à atividade muscular que conseguem andar, nadar, correr, etc. Sobre este assunto, observe a figura adiante e analise as proposições a seguir. 1) As fibras...
Olá, a proposição 3 está incorreta pois a actina desliza sobre a miosina, ou seja, os filamentos proteicos estão corretos na seguinte ordem: actina (3), miosina (4).
Por fim, a proposição 5 está errada ao dizer que não há gasto de ATP. Deve-se...