Em uma construção civil, os operários usam algumas máquinas simples para facilitar e diminuir sua carga diária de energia gasta na execução de seu trabalho. Uma das máquinas simples mais utilizadas são, por exemplo, as roldanas fixas e móveis. Em um dia comum de trabalho, um operário deve elevar, com velocidade constante, um bloco de pedra de massa m = 100 kg para o segundo andar da obra, que fica a uma altura h = 5,0 m em relação ao solo. Para essa tarefa, o operário utilizou um sistema com duas roldanas, uma fixa e outra móvel, e um cabo de massa desprezível, como mostra a figura.
Considere g = 10m/s²

- ufjf.JPG (13.26 KiB) Exibido 7328 vezes
1) Calcule a tração no cabo que está em contato com a mão do operário e o trabalho realizado por ele, para elevar o bloco até o segundo andar da obra.
2) Se foi gasto um tempo t = 10 s para o operário elevar o bloco até o segundo andar da obra, calcule a potência gasta nessa tarefa.
Em
1) eu fiz dessa forma: 2
[tex3]^n[/tex3]= Fresistente/ Fpotente, com n= nº polias móveis, Fresistente= 1000 N e Fpotente é o que eu quero descobrir, já que é a força que eu vou ter que aplicar para elevar o bloco.
Com n=2, Fpotente= 500 N= Tração
Então, W=T*d ---> W= 500* 5= 2500 J. Por que está errado?
Em
2), P=W/t, então como eu errei a 1), eu também errei a 2)...
Alguém pode me ajudar, por gentileza?