• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Genética, Citologia e BioquímicaHaplótipos, distância entre locos e crossing-over

theTaken Offline
iniciante
Jun 2018 06 13:30

Haplótipos, distância entre locos e crossing-over

Mensagem por theTaken »

Uma fêmea duplo-heterozigota (AaBb) foi cruzada com macho duplo-recessivos (aabb); foram produzidos os seguintes descendentes, respectivamente: 139 AaBb, 149 aabb, 29 Aabb, 28 aaBb. Pergunta-se:

a) Quais são os haplótipos dos pais?
b) Qual a distância em CentiMorgans entre os locos A e B
c) qual a frequência de crossing-over entre estes locos?
Não tenho a solução disponível.

Estou com dúvidas em entender a base teórica por trás dos cálculos deste exercício. Obrigado!
Sypru Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 154 vezes
Contato:
Jun 2018 06 14:01

Re: Haplótipos, distância entre locos e crossing-over

Mensagem por Sypru »

Olá, utilizando-se da Segunda Lei da Genética, teríamos que ter [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] do total formado por AaBb, [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] formado por aabb, [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] formado por Aabb e [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] formado por aaBb.

Nasceu, no total, 345 descendentes, [tex3]\frac{1}{4}[/tex3] corresponde a 86,25. Essa é a taxa teórica, a qual seria proporcional aos genótipos encontrados. Porém, essa proporção não se estabeleceu e, com isso, necessita-se encontrar o desvio nas proporções.
Deve-se agora subtrair de 86,25, 29 e, depois, de 86,25 subtrair 28, a fim de obter-se a quantidade de genótipos não concebidos: 86,25-29 = 57, 25. 86,25-28 = 58,25. Houve, portanto, no total, 57,25+58,25 = 115,5 recombinações. e, 345 descendentes, o que corresponde a [tex3]\frac{115,5}{345}[/tex3] porcento de recombinações, o que, então, significa que houve 33,5% de recombinação entre os genes. Sabendo-se que a cada 1% de recombinação equivale a distância de 1 CentiMorgans, tem-se que a distância entre os genes é de 33,5 cM. Sendo, também, 33,5% a taxa de recombinação.

Ainda estou no Ensino Médio e, acredito eu, haplótipos é um assunto que eu não tenho conhecimento. Espero que tu dúvida não seja especialmente nisso...
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Auto Excluído (ID:20809)
Jun 2018 06 18:48

Mensagem por Auto Excluído (ID:20809) »

Olá, theTaken. Discordando um pouco do gabarito sugerido pela Sypru, irei expor algumas coisa teóricas que justifiquem meu gabarito.

Inicialmente, precisamos possuir a seguinte maturidade:

I)

Dado um indivíduo AaBb, para determinar com que tipo de problema estamos lidando, é necessário avaliar as seguintes possibilidades:

1ª: Ocorre a produção de 4 tipos de gametas em iguais proporções( 25% ); AB, Ab, aB, ab, isso significa que estamos lidando com um caso de 2ª Lei de Mendel, ou seja, os genes que determinam tal característica estão localizado em cromossomos diferentes.
Teremos, assim, os seguintes gametas:
gametas 1.png
gametas 1.png (3.15 KiB) Exibido 1701 vezes
2ª: Ocorre a produção de apenas 2 tipos de gametas em iguais proporções ( 50% ); AB, ab ou Ab, aB, isso significa que estamos lidando com um caso de linkage sem crossing over, ou seja, os genes que determinam tal característica estão localizados no mesmo cromossomo.

3ª: Ocorre a produção de 4 tipos de gametas, mas em diferentes proporções, aí que muda em relação ao caso anterior: continua sendo linkage, mas com cronssing over.
Essa imagem ilustra bem a diferença:
GAMETAS 3.png
GAMETAS 3.png (83.86 KiB) Exibido 1701 vezes
Nesse ponto, precisamos saber que no caso em que ocorre crossing over, os gametas parentais sempre aparecem em maior proporção.

II)

Sabemos, ainda, que quanto maior a distância entre dois genes em um mesmo cromosso, maiores serão as chances de ocorrer crossing over. A % em que o crossing over ocorre é proporcional a distancia entre os genes, e foi definido que 1% de crossing over corresponde a 1 unidade de recombinação, mais tarde chamaram essa u.r de morganídeo em homenagem a Thomas Morgan.
Por definição, a porcentagem de crossing over corresponde a soma das porcentagens de gametas recombinantes, ou seja, para saber a distancia entre dois genes, é necessário saber em quais proporções os gametas são formados.

Exemplo: A partir de um indivíduo MmTt, temos a seguinte proporção de gametas:

MT = 35%
mt = 35%
Mt = 15%
mT = 15%

A distância entre os genes é dada por: 15% + 15% = 30 u.r ou morganídeos.

Diante de tudo isso..
Vamos para o seu problema:

Temos o seguinte cruzamento: AaBa x aabb

Primeiramente, ele já foi gente boa falando que foi um retrocruzamento, não é necessário afirmar isso no texto, as questões de linkage são desenvolvidas a partir de retrocruzamentos( não teria como resolver a questão se não soubessemos a porcentagem de cada parental..)
A ideia de retrocruzamento é porque nós sabemos quais serão os gametas formados por um dos indivíduos; aabb sempre produz ab.

Daí, observe que de [tex3]\hspace{2cm}[/tex3] AaBb x aabb

temos:

139 AaBb
149 aabb
29 Aabb
28 aaBb

Desses, sabemos que os genes representado por ab sempre são herdados a partir do macho duplo-recessivo, ou seja, teremos os seguintes gametas formados pela fêmea:

139 AB [tex3]\simeq[/tex3] 42%
149 ab [tex3]\simeq[/tex3] 42%
29 Ab [tex3]\simeq[/tex3] 8%
28 aB [tex3]\simeq[/tex3] 8%

*Eu aproximei porque a taxa de recombinação entre dois locus gênicos é sempre a mesma, basta pensarmos em distância.. (o normal é aparecerem valores exatos em questões)

Logo,

a) Eu não sabia o que era "haplótipos", de acordo com o que eu encontrei no google: " conjunto de alelos adjacentes que são transmitidos juntos "
ou seja,
fêmea: AB e ab (cis)
macho: ab e ab

b) 16 morganídeos

c) 16%
Sypru Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 154 vezes
Contato:
Jun 2018 06 18:57

Mensagem por Sypru »

Grande correção, Spike! Parabéns pelo esforço.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder