• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Gramática(FUVEST) Pronome Relativo Tópico resolvido

MatheusBorges Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 447 vezes
Agradeceram: 878 vezes
Jul 2018 05 21:56

(FUVEST) Pronome Relativo

Mensagem por MatheusBorges »

Conheci que (1) Madalena era boa em demasia...
A culpa foi desta vida agreste que (2) me deu uma alma agreste.
Procuro recordar o que (3) dizíamos.
Terá realmente piado a coruja? Será a mesma que (4) piava há dois anos?
Esqueço que (5) eles me deixaram e que (6) esta casa está quase deserta.

Nas frases acima o que aparece seis vezes; em três delas é pronome relativo. Quais?

a) 1, 2, 4
b) 2, 4, 6
c) 3, 4 , 5
d) 2, 3, 4
e) 2, 3, 5
Resposta

d
Galera estou dando uma revisada nesse conteúdo e travei na 3 dessa questão. Procurei na internet e não achei nenhum gabarito explicativo. Bom, pensei o seguinte:
Procuro recordar a conversa.
A conversa que dizíamos.
Desse modo, teríamos uma figura de linguagem chamada elipse. Porém nada disso é dito na gramática (sobre elipse se misturar com o emprego do pronome relativo), minha interpretação está correta? Se não tiver, o que errei?
Editado pela última vez por MatheusBorges em 05 Jul 2018, 21:58, em um total de 2 vezes.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
emanuel9393 Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 623 vezes
Agradeceram: 1051 vezes
Mar 2023 28 08:27

Re: (FUVEST) Pronome Relativo

Mensagem por emanuel9393 »

Olá!

Decidi restaurar essa questão porque pode ser a dúvida de alguns estudantes. Vamos analisar cada uma dessas orações:
Conheci que (1) Madalena era boa em demasia... (Conjunção subordinativa objetiva direta)
É como se estivesse escrito "Conheci isso", certo?

A culpa foi desta vida agreste que (2) me deu uma alma agreste. (Pronome relativo - está retomando o termo "vida agreste").

Procuro recordar o que (3) dizíamos. (Pronome relativo - está se referindo ao que estava sendo tratado, por mais que não apareça no contexto).

Terá realmente piado a coruja? Será a mesma que (4) piava há dois anos? (Pronome relativo - está retomando o termo "coruja").

Esqueço que (5) eles me deixaram e que (6) esta casa está quase deserta. (ambas conjunções subordinativas objetiva direta).
Observe que o "que" está iniciando orações que exercem a função de objeto direto da oração principal.

Bons estudos!
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Responder