Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
A ideia é lembrar que o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência [tex3]( \hat{\text{i}} = \hat{\text{r}}). [/tex3]
Sabemos que o ângulo de incidência[tex3]( \hat{\text{i}} )[/tex3] é o ângulo formado entre [tex3]\text{AB}[/tex3] e [tex3]N[/tex3]; O ângulo de reflexão[tex3]( \hat{\text{r}} )[/tex3] é o ângulo formado entre [tex3]\text{BC}[/tex3] e [tex3]N[/tex3]:
Fuvest-optica-2015 2.png (32.95 KiB) Exibido 1418 vezes
Agora, é suficiente desenhar a reta normal para cada raio incidente e analisar como estes portam-se no seu problema. Observe:
Fuvest-optica-2015.png (29.63 KiB) Exibido 1418 vezes
Logo, é fácil ver que [tex3]\theta_\text{A} > \theta_\text{C} > \theta_\text{B}.[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Uma pessoa examina um selo raro com o auxílio de uma lupa cuja distância focal é igual a 8 cm. O selo é circular e é colocado perpendicularmente ao eixo principal da lupa com seu centro sobre o eixo. A imagem do selo se forma a 24 cm da lupa. Sendo...
A figura mostra um raio de luz monocromática que se propaga na água, bem como cinco possíveis trajetórias para esse raio após incidir na superfície de separação com o ar.
Considerando cos 60º = 0,50, sen 60º= 0,87 e os índices de refração absolutos...
Uma pessoa com visão normal tem capacidade de acomodação visual de objetos situados à distância mínima de 25 cm até o infinito.
Sabendo-se que a amplitude de acomodação visual é a variação da vergência do cristalino de um olho, funcionando como...
Uma pessoa vê nitidamente objetos localizados entre 25 cm a 500 mm dos olhos. Sabendo-se que a amplitude de acomodação visual é a variação da vergência do cristalino de um olho, funcionando como lente, ao deslocar um objeto do seu ponto mais próximo...
Uma pessoa examina um selo raro com o auxílio de uma lupa cuja distância focal é igual a 8 cm. O selo é circular e é colocado perpendicularmente ao eixo principal da lupa com seu centro sobre o eixo. A imagem do selo se forma a 24 cm da lupa. Sendo...