Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Primeiramente, precisamos fazer uma análise vetorial e lembrar que cargas negativas geram campo de aproximação e, por outro lado, cargas positivas geram campo de afastamento. A carga [tex3]\text{q}_2[/tex3] geram um campo em [tex3]P[/tex3] com orientação vertical, no sentido [tex3]\text{q}_2 \longrightarrow P[/tex3]. Por outro lado, a carga [tex3]\text{q}_1[/tex3] gera um campo em [tex3]P[/tex3] orientado na direção da hipotenusa, no sentido [tex3]P \longrightarrow \text{q}_1[/tex3]. Portanto, podemos realizar o método do paralelogramo para somar esses vetores e vamos obter o vetor expresso na alternativa [tex3]\text A[/tex3]. Se houver dúvida nessa soma vetorial, posso detalhar melhor.
Olá pessoal, me ocorreu a seguinte dúvida ao resolver um exercício sobre campo elétrico:
Eu deveria verificar se o campo elétrico no ponto médio entre duas esferas seria nulo, porém, obviamente, a questão fornecia o raio de ambas as esferas e aí me...
CapAHAB, Você sabe que a lei [tex3]\vec{E}=\frac{kq}{r^2}\hat{r}[/tex3] é, a priori, válida apenas para partículas. Porém, é possível demonstrar que, se você tem, por exemplo, uma casca esférica com carga uniformemente distribuída pela sua...
Duas cargas puntiformes [tex3]+\ q[/tex3] e [tex3]+\ 2q[/tex3] estão fixas no espaço e separadas por uma distância [tex3]3d[/tex3] conforme o diagrama. Julgue os itens abaixo:
(1) O potencial elétrico no ponto [tex3]P[/tex3] é...
Para saber o potêncial no ponto [tex3]P[/tex3]. primeiro ache a distância das cargas ao ponto [tex3]P[/tex3]. A distância da carga ''[tex3]q[/tex3]'' ao ponto [tex3]P[/tex3] formará um triâgulo cuja hipotenusa será a distância iremos usar na...
Duas cargas puntiformes fixas são colocadas a uma distância de 1m uma da outra. Sabendo que [tex3]C_{1}[/tex3] tem carga de 1 [tex3]\mu[/tex3] C e [tex3]C_{2}[/tex3] carga -5 [tex3]\mu[/tex3] C, a intensidade da força que atua na carga...
Seis cargas elétricas puntiformes se encontram no vácuo fixas nos vértices de um hexágono regular de lado L. As cargas têm mesmo módulo, |Q|, e seus sinais estão indicados na figura
Dados: constante eletrostática do vácuo = k0 = 9,0 ·109 N · m²/C²;...
(UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são mantidas, em equilíbrio, nos vértices do retângulo de lados a = 3 m e b = 4 m, conforme a figura. Considere a constante de Coulomb K e o potencial V = 0 no infinito. Nessas condições, assinale o que for...
Sobre seus cálculos Olha, eu tive que rever uma boa parte da matéria. Lembrava 0 do assunto (logo posso errar em algum lugar mais a frente). Mas sobre suas contas, umas coisas me deixaram confuso:
1. [tex3]\Delta V =V_A-V_B[/tex3] Queremos mover a...